_iPad

Jailbreak para iPad: Como você pode e por que você deve querer fazer

Se você acha que os muros que cercam o jardim do iPhone OS são um pouco altos demais o jailbreak [literalmente fuga da prisão] é sua passagem para a liberdade. Aqui vai como libertar o iPad e por quê você pode querer fazê-lo quando tiver um.

Se você acha que os muros que cercam o jardim do iPhone OS são um pouco altos demais o jailbreak [literalmente fuga da prisão] é sua passagem para a liberdade. Aqui vai como libertar o iPad e por quê você pode querer fazê-lo quando tiver um.

 

É fácil fazer um jailbreak no iPad?

Fácil pra burro. O jailbreak do Spirit é, literalmente, um processo de um clique. Basta sincronizar seu iPad só pra ter certeza que tudo no seu computador está atualizado, baixar o aplicativo de jailbreak Spirit para Mac ou Windows e seguir as instruções. Na verdade, o mais importante durante o processo de instalação é o que você não deve fazer, ou seja, quase nada. Não tente ficar brincando com seu iPad ou iTunes e definitivamente não desconecte o dispositivo enquanto o jailbeak trabalha. Só deixe o Spirit fazer o que faz e vai ficar tudo bem.

 

O que um iPad pode fazer depois do jailbreak?

Antes de mais nada, multitarefa! O Backgrounder, um dos favoritos em iPhones com jailbreak, funciona maravilhosamente no iPad, finalmente realizando aquele sonho distante de navegar na internet ao som de uma trilha tocada no Pandora.

A absoluta maioria das coisas, por outro lado, não funcionam tão maravilhosamente. Alternadores de tarefas como o ProSwitcher e o Kirikae não rolam por enquanto, apesar de que seus desenvolvedores estão trabalhando em atualizações que funcionarão no iPad.

Basicamente, o consenso é que o melhor é instalar apenas os aplicativos que foram especificamente atualizados para o iPad. O resto, no máximo, vai funcionar pela metade e, no pior dos casos, pode causar problemas graves. É provável que o Cydia (que já tem uma nova interface melhorada e amigável com o iPad) acabará ficando cheio de aplicativos que funcionarão às mil maravilhas no iPad, incluindo praticamente todas as coisas que você já conhece e adora no seu iPhone com jailbreak.

Enquanto isso, o MacStories tem um post continuamente atualizado com quais aplicativos populares de jailbreak funcionam no iPad e quais não funcionam, e há um tópico parecido no iPadForums onde valorosos desbravadores do iPad com jailbreak nos contam de seus vários sucessos e fracassos. Vale a pena consultar os dois se você der esse salto.

 

O que é Cydia?

Cydia é o quartel-general do jailbreak, a loja extra-oficial de aplicativos que te dá acesso a todas as delícias que a Apple não permite. Depois de fugir da sua prisão (jailbreak), o Cydia vai aparecer como um outro aplicativo qualquer e dali você pode baixar e instalar o Backgrounder e o resto.

 

Isso vai destruir meu iPad?

Provavelmente não. Se você ficar só com os aplicativos do Cydia que foram atualizados para uso no iPad não deverá ter problemas. Mas ainda há muitas arestas pra aparar, se você começar a instalar bagulhos do Cydia a torto e a direito as coisas podem complicar pro seu lado. Desvie muito das trilhas já abertas que você pode se ver numa situação de precisar fazer o restore de fábrica, e mesmo que não haja relatos disso ter acontecido até agora há sempre aquela chance de você travar completamente [brick] seu iPad.

Também é bom ter em mente que niguém sabe ao certo como isso vai funcionar com atualizações futuras. Assim que a Apple começar a tapar os buracos que permitem a atuação desse jailbreak o negócio pode melecar. Portanto, como sempre acontece com essas coisas, vá com cuidado, e lembre-se que salvar seus SHSH blobs é sempre boa idéia.

Com certeza ainda há muitas arestas a serem aparadas, logo, mesmo que o precesso seja bem fácil, fazer jaibreak ainda não é para os fracos.

 

Isso invalida a garantia do meu iPad?

Sim. Quando você foge da prisão você está fora das redes de proteção. Os Gênios [Genius, nome dos atendentes especializados] da Apple Store, que costumam ser um grupinho feliz e contente, vão tratar seu dispositivo com jailbreak com gélida indiferença. Claro que restaurar seu iPad às configurações originais de fábrica deve trazer tudo de volta ao normal, sem que ninguém fique sabendo do seu vergonhoso segredo de jailbreak.

 

Se eu fizer jailbreak, posso baixar apps da App Store de graça?

Sim. Não que nós concordemos com isso (e eu não estou me fazendo de desentendido, nós de fato não concordamos) mas fazer jailbreak permite dar uma volta na App Store e instalar vários aplicativos e jogos populares de graça. Não vamos entrar em detalhes, mas se você procurar por aí vai pegar o jeito da coisa.

 

O jailbreak vai afetar meus aplicativos da App Store?

Nem vai. Você ainda poderá usar seus antigos aplicativos da App Store, comprar outros novos e sincronizá-los com o seu computador como sempre.

 

O que significa dizer que esse é um jailbreak "solto"?

Quer dizer basicamente que você não precisa que o iPad esteja conectado ao computador (ou "acorrentado") toda vez que for inicializá-lo. Que é uma coisa boa!

 

Ó não, meu iPad está todo maluco e a barra ficou minúscula no canto inferior esquerdo! Que que eu faço?

Esse é um bug conhecido de alguns aplicativos do Cydia como o SBSettings. Basta fazer um "respring" [o mesmo que "refresh"] (tanto no menu do SBSettings quanto reiniciando seu iPad) e tudo deverá voltar ao normal.

 

Certo, foi emocionante, mas como eu volto pro meu velho iPad?

Restaurar o iPad para configuração de fábrica no iTunes removerá todos os traços de jailbreaking e te deixará voltar à sua pacata existência dentro dos jardins murados da Apple. É, foi bom enquanto durou.

 

E lembre-se, tenha cuidado! Jailbreaking não tem suporte, é algo muito novo no iPad. Se tiver dúvida sobre algum aplicativo Cydia em particular, é melhor ser cauteloso. Melhor prevenir do que remediar, sério.

Sair da versão mobile