_Ciência

James Webb: primeiras fotos com cores serão lançadas em 12 de julho

Embora o alvo do telescópio não tenha sido divulgado, cientistas prometem mostrar a capacidade máxima do James Webb, que deverá trazer respostas sobre os primórdios do Universo

Recordes e fotos marcantes obtidas pelo James Webb

Imagem: Adriana Manrique Gutierrez/NASA/Reprodução

As primeiras fotos com cores do Telescópio Espacial James Webb já têm data para serem lançadas. Anote  aí: no dia 12 de julho serão divulgadas imagens capazes de mostrar todo o poder do observatório mais complexo já lançado no cosmos. 

O James Webb é fruto de uma parceria entre a NASA, a Agência Espacial Europeia (ESA) e a Agência Espacial Canadense (CSA). Ele passou o último semestre alinhando seus espelhos e calibrando seus instrumentos. Agora, está a um passo de iniciar suas observações científicas. 

Essa não será a primeira foto enviada pelo James Webb. O telescópio, inclusive, surpreendeu cientistas recentemente ao mostrar um clique bastante nítido da Grande Nuvem de Magalhães.

A diferença é que as imagens mostradas até agora estavam apenas no espectro infravermelho, sendo que as fotos que serão divulgadas em julho prometem uma maior diversidade de cores. 

O alvo do retrato ainda não foi divulgado. Por enquanto, cientistas disseram apenas que as primeiras imagens com cores devem mostrar a capacidade máxima do telescópio, gerando um momento “uau” para astrônomos e público. Acompanhe aqui a contagem regressiva.

A NASA passou mais de cinco anos decidindo o que o James Webb deveria explorar primeiro. A lista com os objetos pré-selecionados, criada por um comitê internacional, não foi divulgada. De toda forma, sabemos que o telescópio tem como objetivo obter informações sobre os primórdios do Universo, o que deixa todos com as expectativas bem altas.

Sair da versão mobile