_Espaço

Jeff Bezos revela nova sonda Blue Moon e fala sobre projetos futuros de colonizar a Lua

Nova sonda lunar da empresa espacial de Jeff Bezos, Blue Origin, foi projetada para permitir uma presença sustentável humana na Lua

Ilustração da sonda Blue Moon

Ilustração da sonda Blue Moon. Crédito: Blue Origin

A Blue Origin, empresa espacial de Jeff Bezos, apresentou a sua primeira sonda, Blue Moon, durante uma coletiva de imprensa na quinta-feira (9).

A sonda espacial está sendo “desenvolvida há anos”, de acordo com o site do novo projeto da empresa, e é capaz de aterrissar “várias toneladas” de carga na superfície da Lua. “Sua capacidade de realizar aterrisagens precisas e suaves poderão permitir uma presença humana sustentável na Lua”, alega o site da Blue Moon.

Bezos revelou o projeto da sonda junto com um novo motor para foguetes durante a conferência em Washington. Ele afirmou estar confiante de que a Blue Origin poderá atingir o pouso lunar em 2024, prazo recentemente estabelecido pelo vice-presidente americano, Mike Pence, segundo o site de notícias CNBC.

Embora não seja tão popular quanto a SpaceX da Elon Musk, a Blue Origin possui objetivos similares – construir uma infraestrutura do setor privado para reduzir custos e expandir o acesso a viagens espaciais. Isso inclui a fabricação de foguetes reutilizáveis, como o New Shepard e o New Glenn, capaz de levantar 1.750 toneladas. Bezos também revelou suas expectativas para o futuro, como colonizar outros mundos e minerar asteroides.

O anúncio foi feito logo após a declaração do vice-presidente Pence de que a NASA deveria colocar astronautas americanos na Lua dentro dos próximos cinco anos a qualquer custo. Alguns demonstraram ceticismo quanto a capacidade da NASA de atingir o objetivo; membros do Congresso expressaram sua frustração durante uma sessão na quinta-feira (9) por ainda não terem recebido uma solicitação atualizada de verbas para colocar a missão em prática. Sem dúvida, parcerias com o setor privado serão cruciais para que a NASA cumpra o prazo estabelecido.

Estamos em contato com a Blue Origin para conseguir mais detalhes sobre a nova sonda e vamos continuar acompanhando essa história.

Sair da versão mobile