Jessica Lange ameaça aposentadoria do cinema contra situação de Hollywood
A consagrada atriz Jessica Lange afirmou que vai se aposentar em breve, numa posição de crítica aos blockbusters de super-heróis de Hollywood.
“Acho que vou começar a abandonar o cinema. Acho que não farei isso por muito mais tempo. A criatividade agora é secundária em relação aos lucros corporativos”, disse ela em entrevista ao The Telegraph.
Sobre os motivos que a leva pensar na aposentadoria, Jessica Lange, de 74 anos, foi enfática ao seguir sua crítica a Hollywood.
A ênfase deixa de ser na arte, no artista ou na narrativa. Trata-se de satisfazer seus acionistas. Diminui o artista e a arte de fazer cinema. Não estou interessada nesses grandes filmes de franquias de quadrinhos. Acho que eles sacrificaram esta arte em que estamos envolvidos por uma questão de lucro.”
Ainda sobraram críticas para as edições feitas em produções recentes, consideradas mais frenéticas. “Não sei se é porque os cineastas acham que não conseguem mais prender a atenção do público”, disse.
Jessica Lange venceu o Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante em 1983 com “Tootsie” e o prêmio de Melhor Atriz em 1995 com a atuação em “Céu Azul”. Anteriormente, ela estrelou “King Kong” em 1976. Em 2015, Jessica Lange deixou o elenco da série “American Horror Story”
Ela se junta ao cineasta Martin Scorsese ao fazer coro às críticas aos blockbusters de super-heróis. Em setembro, ele disse que esses filmes prejudicam à cultura porque “vai ter gerações que pensarão que os filmes são apenas isso”.
Por fim, veja Jessica Lange no trailer de “Céu Azul”, que lhe rendeu um Oscar: