Isto parece uma mini-bomba nuclear, para ser sincero – mas é o resultado de jogar dois litros de água em quatro litros de óleo de girassol em chamas.

Neste vídeo do Crash Zone, você pode ver o fogo líquido pingando no chão e então explodindo para cima, criando uma nuvem de cogumelo épica. Nunca faça isso em casa!

>>> Veja o que acontece com uma gota d’água ao tocar no óleo quente

oleo-em-chamas-2

Este é um fenômeno que já mostramos por aqui. Mas por que ele acontece? O químico Joseph Weeks explica que isso tem a ver com a diferença no ponto de ebulição da água (100°C) e do óleo (acima de 200°C). Ele diz:

Quando a água se transforma em vapor, ela aumenta de volume em cerca de 1.000 vezes. Então, quando a água entra no óleo quente, uma parte dela se vaporiza enquanto esfria o óleo até o ponto de ebulição da água. À medida que a água se transforma em vapor, ela sopra o óleo em uma névoa fina. Assim, parte deste processo é a atomização do óleo.

… Esse óleo atomizado voa por toda parte, e algumas gotas ficam perto o suficiente da chama e pegam fogo. As gotículas ao redor também entram em combustão por causa dessas primeiras gotas, e logo toda a névoa atomizada pega fogo. Todo este processo acontece rapidamente, muito rápido para o olho ver onde toda a bola de fogo começou inicialmente a queimar.

Por fim, o calor produzido pela combustão de todo o óleo faz com que a bola de fogo tenha uma densidade mais baixa do que o ar circundante, fazendo-a se elevar no ar.