_Facebook

Como ativar o jogo de xadrez escondido no Facebook Messenger

Tudo que você precisa é de uma frase especial para abrir o tabuleiro de xadrez e começar a jogar.

O Facebook anda cheio de truques secretos ultimamente. Você pode transformar fotos da rede social (e do Instagram) em texto ASCII; e pode jogar xadrez com seus amigos no Messenger. Veja como fazer.

Como explica o Lifehacker, tudo que você precisa é de uma frase especial para abrir o tabuleiro de xadrez e começar a jogar. Testamos isto no chat do Facebook e no app do Messenger para iOS e Android (o jogo não abre no app para Windows Phone).

Funciona assim:

1. durante uma conversa, digite @fbchess play e surgirá o tabuleiro. Você começa.

2. selecione uma peça usando K para o rei, Q para a rainha, B para o bispo, N para o cavalo, R para a torre, ou P para o peão.

3. em seguida, veja para qual casa você quer mover a peça no tabuleiro; ela é identificada por uma letra e um número.

Por exemplo, se você quer mover um peão para a casa c3, digite @fbchess Pc3. Se quiser mover o cavalo para a casa f3, digite @fbchess Nf3. Este é o sistema de notação algébrica.

Para capturar uma peça, basta digitar a posição onde ela está. No tabuleiro abaixo, eu capturo o peão apenas ao digitar @fbchess Nf7.

Se duas peças iguais puderem ocupar a mesma casa, o Facebook pergunta qual delas você quer mover.

Há alguns comandos mais avançados: se um peão chegar à última linha, ele pode ser promovido e você escolhe a peça – por exemplo, @fbchess Pf8=Q para transformá-lo em rainha. E para desistir do jogo, digite @fbchess resign.

Se você ficar em dúvida, digite @fbchess help para acessar a lista de comandos. E para ampliar o tabuleiro no computador, basta ir em facebook.com/messages. Claro, há muitas outras formas de se jogar xadrez online com seus amigos, mas esta é acessível a todos que você conhece no Facebook.

[Lifehacker via The Verge]

Sair da versão mobile