_WTF

John McAfee, um fanfarrão: para fugir da polícia, ele mente à imprensa (e a todos)

John McAfee, criador do famoso antivírus, está fugindo da polícia desde que foi acusado de matar seu vizinho em Belize, o também americano Gregory Faull. Mas ele não está sozinho: dois jornalistas da revista Vice o acompanham na fuga… e acabaram revelando onde ele está. Uma reportagem da Vice inclui uma foto de McAfee, ao […]

John McAfee, criador do famoso antivírus, está fugindo da polícia desde que foi acusado de matar seu vizinho em Belize, o também americano Gregory Faull. Mas ele não está sozinho: dois jornalistas da revista Vice o acompanham na fuga… e acabaram revelando onde ele está.

Uma reportagem da Vice inclui uma foto de McAfee, ao lado de outro cara, sorrindo e fumando um cigarro. Mas quem tirou a foto com um iPhone 4S esqueceu de retirar as coordenadas GPS embutidas na foto.

Marc Powell, hacker de iOS, publicou no Twitter a prova de que a foto foi tirada na Guatemala:

Ops! Mas a história só fica melhor. Em uma reviravolta, McAfee diz que adulterou as coordenadas GPS para os trouxas acharem que ele estava na Guatemala. Em seu blog, ele dizia: “Eu peço abertamente desculpas à revista Vice por manipular sua foto publicada recentemente… Eu, por minha própria segurança, manipulei os dados XIF [sic] na imagem tirada com meu celular”.

Gênio, né?

Claro que não… isso era mentira. Primeiro que o fotógrafo Robert King, da Vice, pediu desculpas por “manipular” os dados EXIF – ué, mas não foi o McAfee quem fez isso? E segundo porque, hoje, McAfee confirma: ele está mesmo na Guatemala.

Eu estou na Guatemala e vou me reunir com autoridades guatemaltecas esta manhã. Se tudo correr bem, vou fazer uma conferência à imprensa amanhã [quarta-feira].

Ele ainda revela que, devido ao vazamento do seu local, ele teve que fugir às pressas e “cancelar diversas entrevistas com a imprensa ontem por causa disso”. Para onde ele irá agora? Não sabemos, mas ele decididamente quer voltar para casa. McAfee, de 67 anos, morava em Belize e mantinha um harém particular de mulheres.

McAfee oferece US$25.000 para quem encontrar o verdadeiro assassino de Gregory Faull. Ele nega ter cometido o crime, mas diz que seria morto por seus inimigos se continuasse em Belize. [Gizmodo US e The Next Web]

Sair da versão mobile