_Giz Indica

Uma jornada pelo espaço: cinco recomendações que vão te levar para outra dimensão

“Um pequeno passo para o homem, um grande passo para a humanidade”. Frase do célebre astronauta Neil Armstrong – quando pela primeira vez na história levou o homem à Lua – mas que poderia facilmente ser utilizada para você, caro leitor, no momento que se deparar com essas dicas imperdíveis que o farão viajar para […]

espaço

“Um pequeno passo para o homem, um grande passo para a humanidade”. Frase do célebre astronauta Neil Armstrong – quando pela primeira vez na história levou o homem à Lua – mas que poderia facilmente ser utilizada para você, caro leitor, no momento que se deparar com essas dicas imperdíveis que o farão viajar para outras dimensões. A temática de hoje, em parceria com o  Telecine, é “Uma jornada pelo espaço” – e nada melhor do que a sétima arte, a literatura, o jornalismo e a música para nos fazer entrar nesse imaginário. 

Filmes

2001: Uma Odisséia no Espaço

Da colaboração entre os gênios Stanley Kubrick e Arthur C. Clarke, nasceu o épico espacial considerado um dos melhores e mais influentes longas cinematográficos da história. “2001: Uma Odisséia no Espaço” trata temas como a evolução humana, tecnologia, inteligência artificial e vida extraterrestre. O pioneirismo e a qualidade dos seus efeitos especiais foram premiados com o Oscar e criaram um novo – e altíssimo – parâmetro para as ficções científicas.

O Primeiro Homem

O Primeiro Homem acompanha, ao longo de quase uma década, a ascensão da trajetória de Neil Armstrong até que o grande passo para a humanidade fosse dado: chegar a Lua. O feito coletivo é grandioso e histórico, mas sua realização depende de esforços individuais, tanto de astronautas e engenheiros, como das suas famílias, o que traz subtramas interessantes ao filme do iniciante diretor Damien Chazelle.

Perdido Em Marte

Essa é uma ficção científica alegre e emocionalmente positiva. Ponto fora da curva. Perdido Em Marte é sobre um astronauta tentando sobreviver ao ser deixado para trás pela tripulação de uma missão da NASA em Marte. Isso resulta em um cenário de otimismo e bom-humor, que inclui várias referências à cultura pop. Com diálogos que não se preocupam em explicar demais ciência, esse tom predomina entre as econômicas cenas de ação e suspense, esperadas dentro de um filme de isolamento e solidão.

Livro

“Missão Apollo – A Incrível História da Corrida À Lua”, de David Baker

Houve oito missões antes do pouso bem-sucedido da Apollo 11, com Neil Armstrong e a célebre frase: “um pequeno passo para o homem, um grande passo para a humanidade”.

A primeira, inclusive, foi um desastre na plataforma de lançamento e resultou na perda de três astronautas. O programa continuou com missões não tripuladas por algum tempo, até começarem os ensaios gerais do pouso real. 

Este livro relata com detalhes as missões Apollo de 1 a 11. Repleto de fotografias da espaçonave e dos astronautas, além de imagens da Terra e da Lua, diagramas técnicos de foguetes, módulos de comando, módulos lunares e do traje espacial da Apollo 11 e planos de voo e de operações da NASA. 

Também há quadros especiais sobre eventos e pessoas importantes e tabelas de fatos e números que detalham nome e idade dos astronautas, data e duração dos voos, o que Armstrong comeu em trânsito e onde ver a espaçonave Apollo hoje.

Álbum

“The Rise and Fall of Ziggy Stardust and the Spiders from Mars”, de David Bowie

Esse é o 5º álbum de David Bowie, lançado em 1974. O disco conta a história de Ziggy Stardust, um alien superstar do rock que junto de sua banda, The Spiders From Mars, são responsáveis por trazer esperança a humanidade através de sua música. 

Five Years, a porta de entrada da história de Ziggy, traz a mensagem apocalíptica: a Terra, agora em crise e sem esperança, possui apenas mais 5 anos de existência. Em seguida, Soul Love é Ziggy passando uma mensagem de esperança para os humanos, assumindo uma figura de profeta e salvador.

Moonage Dream é um rock espacial. Starman é sobre “O Homem Estelar”, uma entidade em que as esperanças seriam depositadas, a figura que Ziggy profetiza que viria salvar o planeta. It Ain’t Easy amplia o cenário de tragédia da Terra e mostra como o processo para salvar o planeta será difícil, enquanto Lady Stardust parece ser Ziggy cantando sobre si mesmo, sobre sua androgenia, seu bissexualismo e sua caracterização.

O trio Star, Hang On To Yourself e Ziggy Stardust é Ziggy Stardust junto do The Spiders From Mars chegando ao clímax da carreira de um rockstar, fazendo turnês e passando sua palavra. Finalmente, Rock N’ Roll Suicide é onde tudo termina.

Reportagem

“Encontrar vida em Marte seria algo grandioso, mas não mudaria muito as nossas vidas” – Gizmodo

Em uma entrevista recente ao Telegraph, o cientista chefe da NASA, Jim Green, disse que é possível encontrar em breve evidências de vida em Marte, mas que “não estamos preparados para os resultados”. Green disse que a descoberta seria tão abaladora quanto a revelação de que o sistema solar não gira em torno da Terra. Mas, embora encontrar nossos primeiros alienígenas sem dúvida seja algo incrível, não se sabe se isso teria realmente um grande impacto na vida na Terra.

Leia aqui.

Série

“USS Callister”, primeiro episódio da quarta temporada da série de antologia Black Mirror

Dirigido por Toby Haynes e escrito por William Bridges e Charlie Brooker, “USS Callister” faz uma paródia de Star Trek na sua investigação da complicada mente de Robert Daly. Como é de se esperar da série, nada é o que parece ser, e a aventura espacial vai aos poucos se transformando em um drama psicológico. Como Star Trek, o episódio sabe unir profundidade filosófica e humor, o que torna “USS Callister” um dos momentos mais divertidos e interessantes da antologia.

Este conteúdo é apresentado pelo Telecine, única plataforma dedicada exclusivamente a filmes. E vale lembrar que agora o Telecine é bem mais do que canais na sua televisão. Ele é também streaming para você assistir ao filme que quiser, pelo dispositivo que quiser e onde quiser.  Ao todo, o catálogo é formado por mais de 2.000 títulos, dos clássicos aos lançamentos saídos do cinema. Conheça os planos disponíveis e assine já!

 

Sair da versão mobile