Você conhece o site The Onion: o portal de notícias de mentira que satiriza assuntos atuais, trazendo pérolas como o MacBook com trackwheel em vez de teclado, a prisão opt-out do Google e o iPhone invisível. Esta semana, saiu mais uma história: um teórico da conspiração conseguiu convencer Neil Armstrong que a aterrissagem na Lua foi uma mentira. E alguém acreditou. Não simplesmente alguém: jornais reproduziram a sátira como fato.

Não só um jornal, mas dois — The New Nation e o Manab Zamin, ambos de Bangladesh — publicaram toda a história citando o "Onion News Network, Lebanon, Ohio". Eles reproduziram a história inteira, até mesmo o título: Teórico da Conspiração Convence Armstrong De Que Aterrissagem Na Lua Foi Uma Fraude.

A desculpa dos jornais: "Nós pensamos que fosse verdade, então publicamos sem checar". Ah, eu entendo esses caras: afinal, se está na internet, óbvio que é verdade. Mas, se você ainda acredita na conspiração mesmo depois de ver detonados os mitos sobre o pouso na Lua, e mesmo depois de ver a imagem da sonda lunar indiana, você é um idiota. [The Onion e Wired UK]