_Jogos

Jornalistas montam biblioteca proibida (e acessível) dentro do Minecraft

Organização dribla censura em países opressores e constrói no Minecraft uma gigantesca biblioteca repleta de conteúdos proibidos.

Jornalistas montam biblioteca proibida dentro do Minecraft

Muita gente não sabe, mas o jogo Minecraft possui uma enorme biblioteca virtual que hospeda uma lista de matérias e reportagens censuradas em vários países sob governância autoritária ao redor do mundo.

O projeto é encabeçado pela organização “Repórteres Sem Fronteiras”, que viu no mundo do Minecraft uma oportunidade para disponibilizar o acesso a informações independentes, sem que elas sejam censuradas por governos que limitam a liberdade de imprensa.

Segundo a organização, muitos países têm sites, blogs e redes sociais que são controlados por líderes considerados opressores. É o caso da Rússia, Vietnã, Arábia Saudita, Egito e México.

Nesses países, os jovens são forçados a se informar por meio de plataformas onde a opinião é manipulada por campanhas de desinformação.

The Uncensored Library

Batizada de “The Uncensored Library” (“A Biblioteca Sem Censura”, em inglês), ela foi construída em parceria com a agência de publicidade DDB e pode ser acessada por qualquer pessoa.

Valendo-se de uma brecha no controle da imprensa online nos países em questão, a biblioteca foi montada com diferentes salas, uma para cada país em que jornalistas são perseguidos, censurados e, até mesmo, mortos.

“Os artigos proibidos foram republicados em livros dentro do Minecraft, dando aos leitores a chance de se informar sobre a real situação política em seus países e aprender a importância da liberdade de imprensa”, afirma o site do The Uncensored Library.

Um vídeo promocional (em inglês) foi disponibilizado pelo projeto, podendo ser visto abaixo:

Riscos de acesso

Vale ressaltar que o acesso à biblioteca não é seguro ou privado.

Um usuário que acessar o mapa da biblioteca poderá ter o nickname visível para outros jogadores, assim como ter a visita ao local sendo registrada pelo Minecraft.

Por mais que seja improvável que a Microsoft (a proprietária do jogo) entregue essas informações a um governo opressor, ainda assim existe algum grau de risco.

Baixando a biblioteca no Minecraft

A Biblioteca sem Censura foi desenvolvida para rodar na versão 1.14.4 do Minecraft. Para baixar o mapa da biblioteca para computadores, basta acessar o site do projeto e clicar na opção de download.

Sair da versão mobile