Jovem de 14 anos cria app que detecta doenças cardíacas em segundos

Adolescente indiano é dono de startup e foi aceito no Bacharelado em Ciência da Computação, na Universidade do Texas, nos EUA
Imagem: Reprodução/STEM IT

O jovem indiano Siddarth Nandyala, de apenas 14 anos, criou um aplicativo de detecção de doenças cardíacas, o Circadian AI. A invenção é capaz de identificar sinais precoces de problemas cardiovasculares em segundos.

banner

Principal causa de morte no mundo, as doenças cardíacas muitas vezes têm seus primeiros sintomas despercebidos entre as pessoas. Isso porque seu diagnóstico requer exames invasivos, exames de imagem avançados ou procedimentos caros.

No entanto, esse atraso pode ser fatal, visto que pessoas só descobrem a condição após um derrame ou ataque cardíaco. Sendo assim, a criação da nova IA pode revolucionar a saúde em regiões onde o acesso a ela é limitado.

Como funciona a IA de detecção de doenças cardíacas Circadian AI?

Pensando nisso, Nandyala desenvolveu uma forma não invasiva de rastrear anormalidades cardíacas antes de complicações graves. A IA usa o microfone de smartphones para gravar os batimentos cardíacos do usuário. Em seguida, o app limpa o som usando cancelamento de ruído avançado e o analisa na nuvem com um modelo de aprendizado de máquina.

Então, o aplicativo identifica padrões de arritmias, problemas nas válvulas cardíacas, sinais de insuficiência cardíaca ou doença arterial coronariana. A interface também apresenta um resumo destacando quaisquer anormalidades e incentivando a realização de exames, se necessário.

O Circadian AI já passou por testes em ambientes clínicos, em ensaios nos Estados Unidos envolvendo cerca de 15 mil participantes. Já testes adicionais na Índia incluíram cerca de 700 pessoas, de acordo com o Global Indian. Em ambos os experimentos, o aplicativo detectou sinais de doença cardíaca com mais de 96% de precisão. Posteriormente, métodos diagnósticos tradicionais confirmaram os resultados.

Embora a IA não possa substituir dispositivos médicos como ECGs, ele fornece uma ferramenta eficaz de pré-triagem. Até então, a utilização do app se limita a profissionais, enquanto passa por revisão regulatória e validação clínica.

No entanto, Nandyala já está trabalhando na expansão do aplicativo para detectar também doenças pulmonares, como pneumonia e embolia pulmonar. Fundador da startup educacional STEM IT, o adolescente indiano de Dallas foi aceito antecipadamente no Bacharelado em Ciência da Computação, na Universidade do Texas, nos EUA.

Isabela Oliveira

Isabela Oliveira

Jornalista formada pela Unesp. Com passagem pelo site de turismo Mundo Viajar, já escreveu sobre cultura, celebridades, meio ambiente e de tudo um pouco. É entusiasta de moda, música e temas relacionados à mulher.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas