Na primeira tarde do Philips Innovation Experience, evento pioneiro na América Latina, a Philips promoveu o segundo e último dia do Co-creation Lab, desafio que enfatiza o foco constante da empresa em inovação, promovendo a troca de ideias para o desenvolvimento de soluções tecnológicas que visam o bem-estar das pessoas. O processo todo levou uma semana, já que o primeiro dia aconteceu no Cartel 011 uma semana antes, onde os participantes selecionados receberam o briefing.

Foram reunidos 20 universitários e jovens empreendedores para criar aplicativos que impactassem positivamente a vida da população. Os selecionados, reunidos em quatro grupos diferentes, apresentaram propostas para seis jurados, cinco da Philips e um da agência W+K.

Um dos que compôs o júri foi Fabricio Guimarães, diretor de Marketing Digital da Philips, que viu no evento uma boa oportunidade dos jovens encontrarem soluções que as pessoas precisam. “Eles não têm a mente tão viciada, então acredito que consigam trazer boas ideias”.

DSCN2545

E conseguiram!

Dos quatro projetos apresentados, apenas dois foram selecionados para serem analisados mais de perto pelos profissionais da Philips: o Mama+1, aplicativo que facilita a comunicação entre mães que têm leite materno sobrando para as que precisam, e o Mycare, dispositivo que avisa o idoso na hora certa que deve ser tomado seu remédio.

Ambos desbancaram outras duas boas ideias, que seguem com direito autoral livre para os profissionais que as desenvolveram prosseguir com o projeto: o Checkup.me, cujo objetivo é colher dados médicos das pessoas e realizar um diagnóstico primitivo individual, e o Safesound, que monitora os sons dos trabalhadores indicando até que volume é seguro para sua saúde auditiva.

DSCN2566

Meta do desafio foi cumprida

De acordo com Fabio Soares, diretor de criação do estúdio de inovação 808, este encontro serviu para estimular a mente dos jovens. “A ideia foi tentar provoca-los. Estimular a criar um projeto a partir de um problema que já existe na sociedade e tentar resolvê-lo”.

Assim como ele, Rafael Vettori, sócio-fundador da empresa O Panda Criativo, responsável por desenvolver a ação, viu com bons olhos a aposta da Philips em deixar nas mãos de mentes criativas a iniciativa de gerar novas ideias. “As pessoas de uma startup enxergam soluções que às vezes as empresas não conseguem ver, já que possuem mais agilidade e menos amarras”.

DSCN2568

Para os jovens, fica o reconhecimento

Um dos membros da equipe que desenvolveu o Mycare ficou satisfeito por ter participado do desafio. “Só tenho a agradecer a oportunidade dada”, destacou Rafael Ribeiro. “Foi legal a sensação de reconhecimento do trabalho realizado e de ter nossas propostas discutidas nestes dois dias, além de ter ouvido este feedback no final”.

Ba¦ürbara-15

Philips inova também com música

Outra ação interessante da Philips está relacionada à música, sempre presente nos momentos importantes da nossa vida. A empresa, que está em tantos lugares com o objetivo de melhorar a vida das pessoas, desenvolveu seis playlists no Spotify: Party Time, com músicas de festa, Cooking Time, para ouvir enquanto cozinha, Warm Up, para adolescentes, Baby Life, com músicas infantis, Healthcare Senses, para médicos se concentrarem durante longas cirurgias, e Healthcare Relaxing, para pessoas com insônia. Confira!