
Além do produto: JOVI aposta em serviço “premium” de suporte

Recém-chegada ao Brasil, a JOVI vai aos poucos conquistando seu espaço no concorrido mercado local de smartphones. Para se destacar de suas rivais, a empresa está investindo pesado na instalação de suas operações na região. Isso inclui produção local de dispositivos e oferecendo suporte completo ao cliente.
A empresa é a divisão brasileira da chinesa Vivo Mobile, uma das líderes do mercado mundial. A companhia já conta com alguns anos de atuação e com muito destaque, principalmente, em países asiáticos. Atualmente está presente em mais de 60 mercados e possui mais de 500 milhões de usuários espalhados pelo mundo.
A escolha da marca JOVI para o mercado local
Ao se instalar no Brasil, a empresa não poderia utilizar a nomenclatura Vivo — já usada pela operadora de telefonia propriedade da espanhola Telefónica. Após muita discussão interna e análise de informações obtidas com o público local, a empresa decidiu adotar o nome JOVI.
A palavra não tem um significado específico em chinês e, na verdade, pertence ao assistente virtual da empresa, JOVI, restrito aos clientes da China. De acordo com André Varga, head de produto da companhia, além de soar familiar para os falantes do português brasileiro, o nome remete aos valores fundamentais da companhia.
“A marca testada que deu a melhor resposta foi justamente o JOVI. […] Foi o nome de melhor performance entre os entrevistados. Seja por escolherem, numa lista dessas de ‘qual você prefere’ ou que tipo de atributos você entende quando alguém fala JOVI. Alguns atributos da marca estavam lá. Então vieram palavras como jovem, tecnologia e confiança. Esses atributos têm a ver com os valores da marca, então entendemos que, de fato, esse era o melhor candidato para ser a marca local da Vivo Mobile Global”.
Fabricação na zona franca de Manaus
No Brasil, a JOVI firmou uma parceria estratégica com a GBR Componentes, parte fundamental dos planos de consolidação da empresa localmente, e já fabrica componentes e aparelhos na Zona Franca de Manaus (AM) desde o início de 2025. Aliás, todas as unidades do modelo JOVI V50 Lite 5G, apresentado no fim do mês passado, foram fabricadas no Brasil.
No caso da versão mais “premium” do dispositivo, as unidades comercializadas em território nacional foram todas importadas da China, mas de acordo com o André Varga, os próximos aparelhos que chegarão ao mercado local serão todos produzidos nas fábricas de Manaus.
“Esses são os primeiros produtos lançados aqui, trabalhando com produção nacional com um parceiro que já tem experiência no nosso mercado, que é a GBR. Ela já produziu telefones celulares para outras marcas no passado. Mas mesmo assim, mesmo fazendo uma parceria, a gente também entendeu que tem que ser um algo a mais”, afirmou Varga. “A gente trouxe nas nossas próprias linhas de produção do nosso mercado lá da China. Então, não é só ter um parceiro produzindo aqui, mas ele produz nas suas instalações com o nosso maquinário, com a nossa tecnologia e o suporte do nosso pessoal que veio com a experiência lá de fora da China para produzir aqui”, concluiu.
A instalação oficial da empresa no país aconteceu após um longo período de estudos e planejamento. Durante a fase de preparação, a empresa concluiu que precisava entregar mais do que “simples” produtos eletrônicos e estabeleceu uma operação completa, que além dos produtos, oferece também suporte completo ao cliente, inclusive no período de pós-venda.
Pacote de serviços de benefícios cinco estrelas da JOVI no Brasil
Juntamente com seus primeiros smartphones, a empresa lançou no país o chamado “Pacote de Serviços de Benefícios Cinco Estrelas”, que na prática são cinco vantagens exclusivas para os clientes que escolherem adquirir algum dos dispositivos da marca.
“Somos uma marca que começa do zero e exclusiva do Brasil. Então chegamos à conclusão de que mais do que só falar de recursos nós deveríamos trazer para o consumidor um pouco mais de tranquilidade, de paz de espírito. E por isso que a gente lançou junto com a marca o nosso serviço pacote de serviços”.
O primeiro deles é um ano de troca de tela gratuita, inclusive em situações que normalmente não são cobertas pela garantia, como quedas, acidentes, entre outras situações. O segundo são dois anos de garantia contra qualquer defeito de fabricação que os aparelhos da empresa apresentarem.
A legislação atual estabelece um mínimo de três meses, mas, normalmente, a indústria local oferece até um ano de garantia para dispositivos móveis. O objetivo da empresa foi oferecer um diferencial significativo frente a suas concorrentes. Em alguns casos, embora ofereçam bons produtos, acabam deixando a desejar no quesito suporte ao cliente.
O terceiro grande benefício são três anos de troca de película e capa protetora. Tanto o JOVI V50 Lite 5G, quanto JOVI V50 5G contam com os acessórios na caixa. Os usuários, durante o período de 36 meses, podem fazer a substituição da capinha ou película em uma assistência técnica oficial da empresa.
Garantia de bateria por 4 anos
O quarto é a garantia de bateria por incríveis quatro anos. É comum que baterias de smartphones acabem se degradando com o tempo e perdendo a sua capacidade de armazenamento de energia. Por esse motivo, aparelhos mais velhos tendem a descarregar mais rápido e necessitar de mais recargas no dia a dia.
A JOVI oferece uma garantia de que a capacidade de armazenamento máximo da bateria não cairá para menos de 80% dentro de um período de quatro anos. Caso isso ocorra, o cliente tem o direito de solicitar a substituição gratuita do componente diretamente ao suporte técnico oficial.
Por fim, a quinta e última vantagem é a revisão gratuita, que funciona como uma revisão automotiva. Ao receber um smartphone, o técnico irá analisar tanto aspectos de software quanto de hardware do dispositivo e avaliar o estado geral do smartphone. Os clientes da empresa têm direito a este benefício por cinco anos a partir da emissão da nota fiscal do smartphone.
“A gente estudou o mercado antes, entendeu os pontos de dor do consumidor e resolveu trazer esse pacote de benefícios cinco estrelas do consumidor brasileiro poder ter confiança numa marca que é totalmente nova. Então, isso é válido para esses dois primeiros modelos a partir da data de admissão do noto fiscal e todos os produtos que forem comprados antes de 1º de janeiro de 2027”, afirmou André Varga.
Parceria com alemã Carl Zeiss
Os aparelhos lançados pela JOVI no Brasil contam com hardware bastante competitivo para o segmento intermediário. Aliás, o destaque vai para a bateria de 6.500 mAh do modelo V50 5G. No entanto, não é só nisso que a empresa se destaca, já que também traz câmeras poderosas desenvolvidas com um parceiro de longa data.
O JOVI V50 5G é um smartphone um pouco mais robusto, o que se reflete também em seu preço final no Brasil, R$ 4.999. Em um mercado onde boa parte do consumidor está presente no ambiente digital publicando imagens em redes sociais ou trabalhando com produção de conteúdo, o aparelho traz uma câmera de primeira.
Com sensores de 50 MP desenvolvidos em parceria com a alemã Carl Zeiss, especializada em óptica e optoeletrônica, o modelo é capaz de entregar capturas de fotos e vídeos de altíssima qualidade. A empresa fundada no século XIX começou fabricando microscópios e com o passar do tempo se especializou na confecção de lentes para vários tipos de finalidade, incluindo fotografia profissional.
“A empresa, nos anos 2010, começou a procurar um parceiro e entrou em acordo com a Carl Zeiss alemã para começar a operar em 2020. Essa parceria começou, inclusive, com a criação de um laboratório. Esse laboratório fica na Alemanha, que é a sede da Zeiss”.
Aliás, desde 2020, as empresas alemã e chinesa trabalham juntas nas câmeras dos aparelhos de categorias mais avançadas. Isso onde o público alvo normalmente busca por soluções de alto nível. Segundo Varga, o envolvimento da Zeiss ocorre desde as fases iniciais de desenvolvimento do produto.
“O trabalho da Zeiss com a nossa marca não é simplesmente chegar e falar, ‘cara, vou colocar lentes aqui com vocês para que a câmera fique melhor e tal’. Não, é mais do que isso. Toda vez que a gente vai desenvolver um produto que vai ter a colaboração deles, que tipicamente são os nossos produtos mais caros, mais flagships, mais premiums, eles são convidados desde o momento zero”.