_Cultura

Kendrick Lamar entra no deepfake e vira Kanye West e Will Smith em novo clipe

Com ajuda de deepfakes, rosto de Kendrick Lamar se transforma em personalidades como Kanye West, Kid Cudi e Will Smith. Entenda como a tecnologia funciona

Kendrick Lamar

Imagem: Reprodução/Youtube

O rapper Kendrick Lamar lançou (de surpresa) no último domingo (8) o clipe da música “The Heart Part 5”, canção que integra seu próximo álbum. No vídeo, o rosto do artista se transforma no de vários outros homens negros, incluindo famosos como Kanye West, Will Smith, O.J. Simpson, Kobe Bryant e Jussie Smollett.

No som inédito, o artista fala de temas referentes à comunidade negra e reflete sobre o papel que homens negros têm ocupado na mídia norte-americana. Para isso, Kendrick usa imagens pré-gravadas de personalidades negras para fazê-las assumir seu rosto. Isso é possível graças à técnica de deep fakes.

A tecnologia é baseada em um sistema de inteligência artificial que é alimentado com fotos e vídeos. Ele é capaz de identificar características da pessoa em questão, como padrões de movimentos, expressões faciais e sua voz. Baseando-se nisso, o mecanismo aprende a colocar o rosto de alguém no corpo de outra pessoa, gerando um vídeo falso.

Como o uso da tecnologia tem se tornado comum nas redes sociais, há preocupações aumento da desinformação sobre eleições, vacinas e outros assuntos sensíveis.

Imagem: Reprodução/Youtube

A gravação do clipe é dirigida pelo próprio Lamar, em parceria com o produtor Dave Free. No clipe, o rapper canta a música na frente de um fundo vermelho. A letra da canção em muitos momentos se alinha com a personalidade assumida por Lamar no vídeo. Por exemplo: quando está com o rosto de West, ele versa sobre bipolaridade, transtorno sofrido pelo rapper. 

“Na terra onde ninguém é igual a você… na terra onde pessoas feridas machucam mais pessoas, chamando isso de cultura” canta Lamar, antes de se transformar no ator Will Smith. Confira o resultado.

Vencedor de 12 Grammy Awards, Kendrick Lamar é um dos principais artistas do hip hop da atualidade. “The Heart Part 5” é o primeiro lançamento do novo álbum de Lamar, intitulado “Mr. Morale and the Big Steppers”, com lançamento marcado para o próximo dia 13 de maio. 

Sair da versão mobile