_Cultura

Kirsten Dunst faz 40 anos hoje: os 9 melhores filmes da atriz em streaming

Kirsten Dunst se destacou aos 12 anos em “Entrevista com o Vampiro” e chega aos 40 anos surfando no sucesso de "Ataque dos Cães", com direito a indicação ao Oscar

Kirsten Dunst

Imagem: Reprodução/Divulgação Netflix

A partir deste sábado (29), a estrela Kirsten Caroline Dunst tem 40 anos de idade. Dona de uma das mais incríveis carreiras do cinema contemporâneo, esta norte-americana de New Jersey começou a atuar desde cedo. Aos 12 anos já fazia sucesso como a vampirinha Claudia em “Entrevista Com o Vampiro” (1994). Foi só o começo.

Logo em seguida, fez importantes papéis coadjuvantes em “Adoráveis Mulheres” (1994) e “Jumanji” (1995). Mas a vida em Hollywood decolou mesmo em “As Virgens Suicidas” (1999). E precocemente atingiu o auge aos 20 anos como a Mary Jane Watson na franquia do “Homem-Aranha” (2002), completando a trilogia em 2004 e 2007.

Com reconhecimento na indústria, a atriz foi convidada para diversos projetos interessantes, vivendo personagens marcantes que ficaram na memória dos fãs de cinema. Dunst passou a estrelar várias comédias românticas, dramas e provou ser uma atriz de alcance e habilidades excepcionais. Normalmente, a maioria dos filmes de Kirsten Dunst aparecem na categoria de romance, mas sua escolha de filmes tem sido notavelmente diversa. 

Como forma de homenagear a mais nova quarentona do cinema, separamos os nove melhores filmes com Kirsten Dunst disponíveis em streaming. Se liga só:

Ataque dos Cães (2021)

Lançado no final de 2021 pela Netflix, “Ataque dos Cães” (“The Power of the Dog”, no original) é um drama cheio de cenas intensas e personagens bem construídos. Dirigido pela cineasta Jane Campion, na trama, Dunst vive Rose Gordon, uma viúva que é proprietária de um restaurante. Ela é mãe de Peter (Kodi Smit-McPhee), que se torna alvo de zombaria por parte de Phil Burbank (Benedict Cumberbatch).

No entanto, em determinado ponto da narrativa, George Burbank (Jesse Plemons), o irmão de Phil, decide se casar com ela, gerando grande desconforto na família. Talvez esse seja um dos papéis mais desafiadores da atriz, rendendo, inclusive, uma indicação ao Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante neste ano.

Onde o filme está disponível: Netflix. 

O Estranho que Nós Amamos (2017)

Em sua segunda parceria com Sofia Coppola, Dunst vive Edwina Dabney, papel que coube anteriormente à Elizabeth Hartman, em 1971, quando a primeira versão da história foi levada aos cinemas. Consistindo em um drama de guerra com grande elenco, incluindo estrelas como Elle Fanning, Colin Farrell e Nicole Kidman, o roteiro explora um internato para mulheres que serve de abrigo para um soldado da União.

Quando chega ao local, John McBurney está muito ferido. No entanto, durante seu processo de recuperação acaba se afeiçoando por algumas das mulheres da região.

Onde o filme está disponível: Google Play Filmes e TV, Apple TV e Youtube. 

Maria Antonieta (2006)

Kirsten Dunst coleciona diversos papéis em filmes dirigidos por Sofia Coppola. Um deles é o de Maria Antonieta, uma figura histórica repleta de nuances interessantes. Na produção, os espectadores acompanham a trajetória da arquiduquesa desde os seus primeiros anos, quando precisou mudar de seu país natal, no caso, a Áustria, para a França e se casar com o príncipe Luis XVI (Jason Schwartzman).

Aos poucos, é também possível assistir o desenvolvimento da personagem durante a Revolução Russa. Todo o requinte do Palácio de Versailles não fica de fora do longa-metragem.

Onde o filme está disponível: Amazon Prime Video, Google Play Filmes e TV, Apple TV e Youtube. 

Tudo acontece em Elizabethtown (2005)

Nesta comédia romântica, há muitos encontros e desencontros. Depois de lidar com o fracasso de um de seus projetos dentro da empresa em que trabalha, Drew (Orlando Bloom) é informado de que seu pai morreu.

A caminho de Elizabethtown, no estado americano de Kentucky, cidade onde ocorreu o enterro, ele conhece Claire (Kirsten Dunst) e se apaixona perdidamente por ela. O elenco ainda conta com as participações de Susan Sarandon e Alec Baldwin.

Onde o filme está disponível: Globo Play, Telecine, Youtube e Google Play Filmes e TV. 

Trilogia do Homem-Aranha (2002, 2004, 2007)

A trilogia “Homem-Aranha” altamente popular de Sam Raimi e estrelada por Dunst como Mary Jane Watson, o interesse amoroso de Peter Parker (Tobey Maguire). Esta não é uma peça particularmente boa de atuação e o papel não exige muito dela, mas ela é dona de Mary Jane e traz um certo charme ao papel que eleva o elemento divertido de toda a trilogia. Ela é incrivelmente doce e afetuosa e nos impressiona com um charme que torna todos os três filmes infinitamente “assistíveis”. 

Onde os filmes estão disponíveis: Netflix, HBO Max, Globo Play e Amazon Prime Video.

Teenagers – As Apimentadas (2000)

Este foi o primeiro grande papel principal de Dunst em um filme. No exuberante drama esportivo adolescente de Peyton Reed, Dunst interpreta Torrance Shipman, a capitã da equipe de líderes de torcida que precisa obter o melhor do grupo para ganhar competições. Dunst se encaixa no papel como uma luva e ela consegue trazer a exuberância, a vivacidade e o charme necessários para o papel que transforma o filme em uma experiência emocionante, apesar de seu enredo banal e narrativa ocasional sinuosa. 

Onde o filme está disponível: Globo Play e Amazon Prime Video. 

As Virgens Suicidas (1999)

As cinco filhas do casal Lisbon viveriam tranquilamente em uma cidade no subúrbio norte-americano durante os anos 1970, se não fosse pela repressão sofrida dentro de casa com regras muito rígidas a serem seguidas. Tudo isso porque as meninas são sempre alvos de olhares e investidas de inúmeros garotos da região.

Obviamente, essas questões culminam em tentativas de suicídio de todas elas, tendo em vista que não poderiam viver sua juventude da forma que gostariam. Isso inclui Lux (Kirsten Dunst), que se envolve com Trip Fontaine (Josh Hartnett) de um jeito catastrófico. Primeira parceria da atriz com a diretora Sofia Coppola.

Onde o filme está disponível: Amazon Prime Video e Apple TV.

Sair da versão mobile