Se você não está indo para frente, está fazendo isso errado. Essa é a filosofia que fez com que Inertia: Escape Velocity evoluísse de seu humilde lançamento como um projeto estudantil no Xbox Indie para um game mobile completo para dispositivos Android e iOS.

Essa também é a estratégia que você precisará aplicar para avançar por todos os 35+ níveis do bizarro jogo de plataforma baseado em física. Você joga como Hermes, um lixeiro hi-tech que passa por navios abandonados e ruinas alienígenas procurando pelas sucatas necessárias para continuar na sua busca por ainda mais sucata. Hermes não precisa que você aprove o que ele faz. Ele não se importa.

O que Hermes tem à sua disposição é a habilidade de desligar o seu campo gravitacional, trocando chão e estabilidade por alta velocidade e a ação da inércia. Ele é um objeto em movimento que continua em movimento, pelo menos se ele quiser completar cada nível no menor tempo possível. E você não quer fazer feio nos leaderboards do OpenFeint, não é?

Felizmente velocidade é fácil de ser alcançada em Inertia, uma vez que você conseguir dominar os controles únicos do jogo e aprender a lidar com a física. Apertar o botão virtual de pular seguido do botão de inércia irá fazer com que você comece a flutuar lentamente, mas sabe o que é mais rápido que isso? Cair. Aperte o botão de inércia enquanto estiver caindo e você irá quicar de volta em alta velocidade.

http://www.youtube.com/watch?feature=&v=7pOHC03CFrs

São táticas como esta que você irá precisar dominar conforme o jogo mistura ainda mais tecnologia na busca por sucatas de Hermes. Campos de força exigem que você bata neles em alta velocidade para rompê-los, por exemplo. Eu ainda estou tentando me acostumar com os atratores e repulsores, dois obstáculos (mais ou menos) que você irá se deparar e que fazem basicamente o que o nome diz.

O que é realmente fantástico em Inertia: Escape Velocity é que a cada nível, não importa quão complicado ou enrolado pareça, ele é feito para ser completado ridiculamente rápido. Ao final de cada a nível, você verá o tempo que precisa alcançar para ganhar uma medalha, e isso irá te surpreender. Um nível que você levou três minutos para completar pode ter um objetivo de 45 segundos. Como você pode completa-lo tão rápido?

Bem, esse é o desafio, não é mesmo?

Além disso, Inertia: Escape Velocity é um ótimo exemplo do que um desenvolvedor pequeno pode alcançar no mercado de videogames de hoje, que está mais amigável para indies. Nascer como um projeto estudantil, ganhar U$100,000 em prêmios, até virar um jogo de Android (e iOS) que todo mundo estará jogando assim que terminar de ler este artigo.

E isso seria agora.

Nota: Eu testei a versão HD do jogo no Kindle Fire, e ele funcionou relativamente bem, apesar da Amazon não oferecer o jogo para o dispositivo. Se este não é um forte candidato para sideloading, eu não sei o que é.

Inertia: Escape Velocity [Android Market]

Inertia: Escape Velocity [iTunes]

Inertia [Xbox.com]