A franquia Sid Meier’s Civilization retorna neste outono [primavera no Brasil] com a sua quinta edição, que inclui mapas com divisões hexagonais, um novo sistema de combate, opções diplomáticas mais profundas e um hub comunitário em que os jogadores podem compartilhar conteúdo e competir sem deixar o game.

Com a 2K Games como publisher e a Firaxis no desenvolvimento, Civilization V usa um engine completamente novo, que permite criar paisagens suntuosas diferentes de qualquer coisa já vista na série.

O novo engine também traz um novo sistema de combate, o que pode separar o jogador casual de Civ do hardcore. As novas divisões hexagonais lembram-me de wargaming, e esse tradicionalmente não é um gênero para donas de casa. O novo sistema promete mais opções estratégicas em batalhas, e novos elementos certamente tornarão o combate muito mais interessante do que no passado.

Jogadores mais pacíficos devem gostar da inclusão de líderes totalmente animados e opções diplomáticas mais profundas, enquanto jogadores à procura de interação online não precisam olhar para além do hub, onde é possível trocar conteúdo criado pela própria comunidade e iniciar partidas multiplayer.

“Cada nova versão de Civilization apresenta desafios excitantes para a nossa equipe”, disse Sid Meier, diretor de desenvolvimento criativo da Firaxis Games. “Felizmente, ideias de como trazer novas e divertidas experiências para jogadores de Civ parecem nunca parar de surgir. De líderes completamente animados a paisagens realísticas, novas táticas de combate, diplomacia estendida e mods compartilhados, estamos empolgados para que os jogadores vejam a nova visão que a nossa equipe na Firaxis trouxe à série.”

Soa bastante intenso, mas e os jogadores de Civ mais casuais?

“Além de Civilization V, a Firaxis Games desenvolve atualmente o Sid Meier’s Civilization Network, um game Civ para o Facebook. Com Sid Meier no comando do design, Civilization Network oferecerá mais uma opção para dominar o mundo, tanto para o gamer casual quanto para os maiores fãs da série. É outro meio de acesso ao famoso mundo viciante de Civilization.”

Pelo jeito a Firaxis caminha para duas diferentes direções com a franquia Civilization. Pra que lado você vai?