_iPhone

[Kotaku] Criadores de jogos contam seus planos para o iPhone 4

  Quando o iPhone 4 chegar ao mercado americano no fim do mês ele terá um sensor de movimentos melhor para jogos e aplicações, graças ao giroscópio. Mas os desenvolvedores de jogo tirarão vantagem disso? Nós perguntamos para a SEGA, a 2XL e para o criador de Pocket God quais os planos para o novo sistema.

Quando o iPhone 4 chegar ao mercado americano no fim do mês ele terá um sensor de movimentos melhor para jogos e aplicações, graças ao giroscópio. Mas os desenvolvedores de jogo tirarão vantagem disso? Nós perguntamos para a SEGA, a 2XL e para o criador de Pocket God quais os planos para o novo sistema.

Ben Harborne, gerente da SEGA, disse que os desenvolvedores estão animados com a “nova gama de possibilidades” oferecida pelo giroscópio. 

“Nós estamos olhando à frente para poder criar título no futuro que tirem todas as vantagens de um controle tão preciso”, ele disse.

A 2XL Games, empresa por trás de jogos como TrophyLite Rally, X Games Snocross e 2XL Supercross, disse que seus desenvolvedores já estavam esperando por essa melhoria há um bom tempo.

“Nós já tínhamos algumas ideias de jogos usando o sistema de orientação do iPhone, mas tivemos que esperar pela precisão ideal que este novo giroscópio trouxe”, disse o presidente da 2XL Games, Rick Baltman. “Agora que temos controle sobre vários movimentos, nós podemos criar diversos aplicativos de realidade aumentada para fornecer informações e orientações da forma mais amigável possível. Nós também temos vários conceitos de jogos que tiram vantagem disso também. Você pode usar seu telefone agora como uma ‘janela para o mundo virtual’, onde você tem que mover-se fisicamente para cima, para baixo ou para o lado para poder enxergar o mundo dentro do jogo. Assim que colocarmos a mão no novo iPhone, nós já brincaremos com ele para saber que tipo de gesto ele reconhece e ver o que podemos fazer com isso. Nós já estamos olhando para o futuro.”

Como quando aconteceu com o iPhone 3GS, o iPhone 4 ainda não está na mão dos desenvolvedores de jogos. Assim, os desenvolvedores não podem começar a criar jogos específicos antes do fim do mês, até que os iPhones cheguem em suas mãos. E assim que isso acontecer, vários deles terão de decidir se vão criar jogos que só funcionem no iPhone 4, deixando de lado o mercado ainda maior dos antigos iPhones e do iPod Touch.

Quando o 3GS chegou, vários desenvolvedores esperaram sua audiência crescer para desenvolver, ou criaram jogos que detectavam a versão do iPhone e assim habilitavam mais recursos ou não. Nesse caso, é possível que isso aconteça com o iPhone 4 também, com os criadores adicionando algumas novidades aos poucos para o novo sistema de controle.

E é isso que Dave Castelnuvo planeja fazer com seu popular jogo Pocket God.

“Podemos desenvolver para uma base limitada e adicionar características bônus para usuários do iPhone 4”, ele diz. “Eu posso ver isso transformando o terremoto e as funcões de gravidade do jogo, assim você poderia desorientar completamente os pigmeus caso você movimente o aparelho de forma estranha, por exemplo.”

Sair da versão mobile