_iPhone

[Kotaku] Dezesseis jogos que fazem valer a pena jogar no iPhone

O iPhone não é um aparelho de jogo....a menos que você o transforme em um.

O iPhone não é um aparelho de jogo….a menos que você o transforme em um.

Eu tive esta ideia no final do ano passado enquanto me preparava para uma viagem de um mês para a Austrália. Eu queria ver se conseguiria transformar o meu iPhone em um dispositivo de jogo mais satisfatório. O lance é que eu adoro jogar no meu iPhone, mas muitas vezes eu me vejo brincando com um jogo de iPhone por um ou dois dias e depois nunca mais tocando nele. Então muitos dos jogos encontrados no iTunes são calorias sem sustância, títulos que oferecem uma satisfação apenas efêmera, mas nenhuma substância real.

Então eu bolei algumas regras para a minha pequena experiência:

Pegar 16 jogos para o aparelho, o número que preencheria uma tela inteira do iPhone.

Todos os jogos precisam ser do tipo de título que eu goste de jogar, mas o mais importante é que eu goste de jogar por semanas ou meses. Isto significa já cortar uma pancada de jogo bom que eu nunca mais jogaria após terminá-lo.

Incluir uma mescla eclética de títulos que apresente múltiplos gêneros, múltiplos estilos de jogo, experiências hardcore e casual.

Assim, já há quase dois meses após ter começado nesta tarefa, eu criei uma tela de jogos com a qual eu esteja satisfeito. Eles incluem títulos de alta estratégia, jogos divertidos rapidinhos, experiências online e offline.

Dê uma olhada (preços entre parênteses sempre em dólares):

UniWar  (1,99)
Eu testei um bocado de jogos de estratégia em tempo real na minha caça por um bom jogo estilo Advanced Wars que eu curtisse jogar e pudesse continuar jogando. Ao fim eu fiquei com o UniWar porque ele tem um quê de profundidade, suporta jogo online em turnos, chat online em tempo real e tem um conjunto de campanhas singleplayer para que você o experimente sozinho. Existem infindáveis opções de contendas solo e pass-and-play para jogar com mais de uma pessoa no mesmo aparelho. Também é interessante o fato de que as quatro facções apresentam gráficos bastante didáticos com apenas o suficiente para torná-las interessantes de se ver em guerra.

 

 

 

 

Rock Band (6,99)
Existem alguns outros jogos musicais no iTunes, mais notavelmente o Tapulous, mas o design e jogabilidade relativamente familiares do Rock Band e a sua promessa (ainda não cumprida) de um estoque que nunca acabasse de novas canções para compra o ancoraram no meu iPhone de jogos. Eu também adoro jogar isto com os meus amigos quando surge a oportunidade.

 

 

 

 

 

 

Krazy Kart (2,99)
Outro tipo de jogo que eu queria muito encontrar no iPhone era um de corrida estilo Mario Kart. Eu tentei diversos jogos que pareciam oferecer a experiência, mas eles acabavam sendo ruins esteticamente ou não tinham alguns dos recursos mais importantes. O Krazy Kart possui uma seleção divertida de personagens (olá, Pyramid Head!), uma ampla gama de armas para tacar nos corredores adversários, pistas bacanas e, mais importante, a capacidade de correr contra amigos tanto localmente quanto online. Esse veio pra ficar!

Dungeon Hunter (4,99)
Dungeon Hunter possui a posição mais tênue nesta lista, e não porque eu não o adore, mas porque ele conta apenas com uma campanha singleplayer. Mas a campanha, que pode levar 20 horas pra completar, pode ser jogada com três classes diferentes. Existem também side quests para completá-lo neste jogo estilo Diablo e, é claro, aquele bando de armas únicas para colecionar. Sempre que estou no clima para perambular por dungeons estilo Diablo, este é o jogo que uso para me coçar.

Peggle (2,99)
Este clássico jogo estilo puzzle inclui 55 níveis e 40 desafios, além de incluir um Duel Mode multiplayer e a capacidade de capturar as suas melhores tomadas, garantindo que ficará no meu iPhone por um bom tempo.

 

F.A.S.T. – Fleet Air Superiority Training (gratuito….naquelas)
F.A.S.T. começou no iTunes como um jogo que eu consideraria um demo tecnológico bastante divertido. Ele mostrava que era possível fazer um simulador de combate aéreo que fosse bom e tivesse bons visuais. Mas o jogo carecia de, digamos, um jogo.

No entanto, um grande update ao jogo consertou tudo aquilo, rapidamente tornando F.A.S.T. o melhor simulador de combate aéreo para o iPhone e iPod Touch, indiscutivelmente. Novos recursos permitem que você forme esquadrões, acrescentaram missões de escolta e bombardeios e, o mais importante, uma loja interna ao jogo. A loja permite que você compre novas áreas de operações, cada uma com suas próprias missões, além de aviões e equipamentos especiais.

A minha única reclamação é que, assim como muitos dos jogos para iPhone que apresentam lojas dentro dos jogos, o conteúdo add-on de F.A.S.T. é surpreendentemente caro. Também confunde bastante o fato de incluírem créditos de jogo.

N.O.V.A. – Near Orbit Vanguard Alliance (6,99)
Existe uma lista cada vez maior de shooters em primeira e terceira pessoa no iPhone e iPod Touch e eu joguei a maioria deles na busca por aquele que mais satisfizesse a minha vontade de jogar um shooter na rua. Com o tempo, o meu desejo de jogar contra as pessoas online ou localmente reduziu esta lista a apenas dois: o Eliminate, da Ngmoco, e o N.O.V.A., da Gameloft.

E a experiência singleplayer bastante robusta, o preço claro e a beleza visual do N.O.V.A. que acabaram por me convencer. N.O.V.A. não substitui as versões para console ou PC de Call of Duty ou MAG pra mim, mas é um dos melhores shooters portáteis de qualquer plataforma.

Space Invaders Infinity Gene (4,99)
É o look e som do clássico Space Invaders com novo design maneiro. Esta última iteração do Space Invaders usa um design intuitivo e mistura de novas armas para manter a antiga franquia interessante. Um patch recente acrescenta a possibilidade de ver a pontuação das pessoas no mundo todo e achievements dentro do jogo. No entanto, o que mais me cativa neste jogo é que você joga fases originais com as músicas no seu iPhone ou iPod Touch.

 

 

 

 

 

Bejeweled 2 (2,99)
Apesar de sua inclusão nesta lista, eu não sou tão fã assim de títulos puramente estilo puzzle. Mas é importante incluí-los na seleção, especialmente quando eles são tão viciantes. Enquanto Bejeweled 2 oferece diversas razões para jogá-lo, é a natureza de morte súbita do modo Blitz que me faz voltar sempre querendo mais.

 

 

 

 

 

 

geoDefense Swarm (1,99)
Nenhuma lista de jogos para o iPhone ou iPod Touch estaria completa sem pelo menos um título no estilo tower defense, mas para a única tela de iPhone de jogos duradouros só há espaço para um. Eu me chafurdei por uma lista impressionante de títulos desta espécie antes de chegar à minha escolha final. O geoDefense Swarm tem substância suficiente para reter o meu interesse ao longo de semanas ou meses e tem visuais suficientemente diferentes para separá-los do resto.

 

 

 

 

 

Canabalt (2,99)
Gráficos minúsculos e um conceito que traz a natureza dos jogos aos seus elementos mais básicos tornam Canabalt uma opção fantástica para a minha coleção para o iPhone. O jogo gira em torno da sua fuga de alguma sina ameaçadora. Para jogar você anda e salta. A sua pontuação é quão longe você conseguiu ir antes de morrer. Só isso. Mas não o rejeite por isso.

Shredder (7,99)
Eu passei mais tempo procurando entre os mais de 60 jogos de xadrez no iTunes do que por qualquer outro título. Xadrez é uma das minhas paixões. Novamente, assim como jogos de RTS, eu sou bem ruim, mas isto não significa que eu não entenda nem possa me divertir à beça com ele.

A minha busca pelo jogo de xadrez que ocuparia uma vaga na minha tela de iPhone não foi inteiramente bem-sucedida. Eu estava procurando por um programa de xadrez que incluísse uma IA verdadeiramente inteligente e ajustável, a capacidade de ser guiado e ajudado a aprender com os meus erros, suporte para rating ELO e a possibilidade de jogar contra oponentes tanto localmente quanto online. Infelizmente, eu nunca encontrei um que atendesse a todos estes requisitos, o que é muito estranho.

O Shredder Chess, se não for o melhor, é certamente um dos melhores jogos de xadrez singleplayer à disposição. Existem outros três ou quatro bem próximos em recursos, mas o design do Shredder acabou por me convencer. Infelizmente, nenhum dos jogos de xadrez com boa IA apresentava qualquer suporte real à jogabilidade online, o que é simplesmente bizarro. Por fim, a única verdadeira maneira de encontrar o que eu quero é usar ao mesmo tempo o Shredder Chess e o Chess With Friends, o que é definitivamente trapacear. Mas como eu preciso escolher, neste caso o aprendizado e o jogo solitário venceram.

Sword & Poker (preço de venda é 0,99)
O Sword & Poker foi lançado bem recentemente, no dia 11 de janeiro, mas eu joguei mais deste jogo nas últimas duas semanas do que qualquer outra coisa no meu iPhone. O jogo combina a diversão viciante de um jogo de RPG com uma forma estranha de Texas Hold-Em com solução de puzzles e casa isso com design divertido e gráficos coloridos.

A única coisa que falta aqui é a possibilidade de jogar online, algo que eu espero que venha um dia com um update.

 

 

 

 

Real Racing (4,99)
Existe um enorme número de jogos de corrida no iTunes, muitos dos quais oferecendo excelentes experiências, mas nenhum deles é tão bom quanto o Real Racing da Firemint. Os gráficos e controles são animais e a seleção é simplesmente insana. O jogo inclui 48 carros, 12 pistas e cinco modos de jogo. Ele também suporta corrida local com 6 jogadores e uma forma de corrida por temporada online.
A visão interna do cockpit é estarrecedora e alguns dos pequenos detalhes me fascinam. Um dos meus prediletos é a capacidade de instantaneamente capturar as suas melhores corridas e quase imediatamente carregar os vídeos delas para o YouTube. Impressionante.

SimCity (2,99)
O Luke o descreveu perfeitamente. Se você gosta do SimCity 2000, você vai adorar o SimCity para o iPhone. O jogo inclui três eras, várias dicas dentro do jogo, a capacidade de arregaçar a sua cidade com um monte de desastres e gráficos assombrosamente detalhados. O grande motivo pelo qual este jogo entrou na minha lista é porque ele oferece um jogo de PC em um pacote que cabe no seu bolso e sua jogabilidade nunca envelhece.

Doodle Jump (0,99)
Nem tudo que eu carreguei no meu iPhone de jogo é uma experiência profunda. Algumas das minhas seleções são pequenos surtos de diversão, uma espécie de tira-gosto. Doodle Jump se encaixa muito bem nesta categoria. Para jogá-lo você apenas inclina o seu iPhone ou iPod Touch para indicar a direção do salto do seu bonequinho e tenta atravessar a tela de plataforma em plataforma sem cair. Diversão básica e viciante.

Esta sem dúvida não tem a intenção de ser “A” lista. Na verdade, não existe uma lista correta. Esta é meramente a minha abordagem sobre quais jogos melhor cabem no meu aparelho e oferecem uma seleção duradoura e eclética de jogos no meu telefone.

E aí, como você preencheria a sua tela? Compartilhe conosco aqui embaixo nos comentários.

Sair da versão mobile