Mage Gauntlet é o tipo de jogo que deveria fazer a Nintendo repensar as suas políticas para trazer seu maravilhoso e vibrante catálogo de jogos para dispositivos móveis.

Esse RPG de ação com cara de anos 90, não é só um lanchinho, em uma metáfora de satisfação de entretenimento, é uma refeição completa com entrada, prato principal e sobremesa. Não dá para não pensar em The Legend of Zelda quando nos deparamos pela primeira vez com esse novo mundo pixelado, mas mesmo essas similaridades são rapidamente esquecidas conforme você começa a apreciar a riqueza de Mage Gauntlet, com sua forte protagonista feminina, senso de humor diferente, leveling variado, armas e sistema de bichos de estimação. Ah, e tem chapéus também!

O jogo é construído em cima de uma premissa interessante: Você é Lexi, uma jovem garota que sofre com um tipo de forte alergia à mágica em um mundo que está saturado dela. Equipada com uma luva especial para absorver magia, feita pelo lendário Whitebeard, um mago que salvou o planeta de outro mal que ameaçava o mundo, você irá sair em uma jornada para conseguir um exército que possa evitar um segundo ataque dos demônios. Graças a essa luva, Lexi pode usar as magias que descobrir em sua busca pelos magos do Whitebeard. Essas magias são basicamente itens de power-up de uso único. Ela também descobre novas armas para equipar, itens, roupas e chapéus. Todas essas coisas fornecem diferentes tipos de bônus quando estão sendo usadas.

http://www.youtube.com/watch?v=mneJ5ZD2Yzc

A jogabilidade lembra bastante os RPGs de ação antigos onde objetivo era menos sobre achar coisas e levar para pessoas, e mais sobre sair por aí e chutar a bunda de inimigos. Você controla a Lexi movendo seu dedo pela tela. Ela pode se mover em 16 direções. Botões no lado direito da tela permitem que você corra, use suas armas, dê um ataque mais forte ou use uma magia. A mistura de magias, uma vez ativada, necessita que você faça coisas diferentes para fazê-las funcionar. Às vezes você precisa apenas apontar Lexi para uma direção, outra vezes tocar no seu alvo. Existem também magias que aumentam a armadura, dano ou velocidade da protagonista.

O jogo inclui 42 níveis construídos em cima de um número de configurações diferentes, variedade de tesouros, 19 pets que podem te seguir, um sistema de leveling simples e 110 chapéus. O sistema de saves é um retorno à forma dos anos 90 de jogar, dando a você um total de três vidas. Se você perder todas, tem que reiniciar o nível. Você também pode jogar novamente o game no Master Mode, que inclui mais inimigos e novos mistérios.

Apesar de existirem vários jogos de iPhone que eu gosto de jogar, este é provavelmente o primeiro que eu achei tão envolvente que eu cheguei atrasado em reuniões por causa dele. É bom ver que os desenvolvedores da Rocketcat, os caras por trás do excelente Hook Champ e Hook Worlds, continuaram a evoluir e melhorar a sua já memorável habilidade de criar games que eu amo jogar e ver em ação.

Mage Gauntlet, que custa U$2,99, é o tipo de jogo que qualquer um com um iPhone precisa comprar. Também é uma prova de quão bem a era dos anos 80 e 90 de RPG de ação pode funcionar nos portáteis da Apple. Eles funcionam tão bem nessa plataforma sem controle físico porque a necessidade básica dos games antigos não pede por tantas opções quanto os jogos modernos. Alguns lugares para apertar e movimento em 16 direções já é mais que suficiente.

Mage Gauntlet – App Store