_Sony

[Kotaku] Feliz 15º aniversário, PlayStation!

Tudo começou há 15 anos. Em 3 dezembro de 1994, a Sony lançou o PlayStation no Japão. O resto, como dizem, é história.

Tudo começou há 15 anos. Em 3 dezembro de 1994, a Sony lançou o PlayStation no Japão. O resto, como dizem, é história.

Sim, talvez seja difícil lembrar hoje, mas houve um tempo, antes de WipeOut, antes de Tomb Raider, antes de PaRappa, em que a entrada da Sony no negócio de games não parecia uma aposta muito certa.

Havia a fracassada tentativa de um sistema baseado em CD, em parceria com a Nintendo. Havia o fato de a Sony ser uma força não atestada em um mercado dominado por Nintendo e Sega. E o approach do PlayStation era muito adulto.

O tempo eliminou as incertezas. O PlayStation original impressionou desde o momento em que foi lançado, e o seu sucessor, o PlayStation 2, ainda é o console de videogame mais vendido de todos os tempos.

As coisas mudaram um pouco desde então, com o PSP e o PlayStation 3 não atingindo o mesmo nível de dominância de mercado dos antecessores. Mas ainda há muito tempo pela frente para as duas plataformas (bem, pelo menos para o PS3), e de qualquer maneira hoje não é um dia para se ater a esses detalhes.

Hoje é um dia para brindar. Feliz aniversário, PlayStation. Acho que é seguro dizer que o negócio de videogames não seria o mesmo sem você.

(A Sony montou este site comemorativo, e ele é bem legal. Tem até os patos!)

Sair da versão mobile