Goat Up é uma carta de amor a um gênero de jogo que o desenvolvedor Jeff Minter e sua equipe na Llamasoft nunca fizeram: Platformer.

Neste app os jogadores controlam uma cabra que pasta conforme passa por uma série infinita de plataformas, descobre itens escondidos, encontrando ocasionalmente amor, e gerando cabritinhos.

De acordo com Minter, é uma homenagem a alguns platformers. Em sua longa apresentação do jogo, o desenvolvedor fala sobre seu amor por Manic Miner, Canyon Climber, Miner 2049er e Man Goes Down. E você pode ver fragmentos de cada um desses jogos no app que chega à Apple Store esse mês por U$2.

No desenvolvimento deste fantástico platformer, Minter corrigiu algumas coisas que o incomodavam em outros games desse gênero. Particularmente, ele se assegurou de que fosse o tipo de jogo que pudesse divertir mais do que, em suas palavras, “comprimir o esfíncter”.

“Eu queria ser capaz de pular pelas plataformas como um pequeno caprino enlouquecido, sem me preocupar se eu poderia morrer se eu caísse mais do que duas polegadas ou se o meu casco não estivesse *exatamente* na beira da plataforma quando eu pulasse,” ele escreveu. “Desleixado, divertido e pulante foram o meu lema quando estava fazendo o design da ação básica das plataformas. A física podia ser deixada de lado para dar lugar a algo que fosse legal de jogar.”

A cabra (que aliás, é a cabra que aparece no Canyon Climber de Atari) se move conforme a inclinação do dispositivo ou deslizando o dedo ao longo da parte de baixo da tela. Bater com o dedo na tela faz com que ele pule, subindo por tempo suficiente para que ele chegue praticamente ao topo da tela, e até mesmo dá um pouco de tempo para corrigir o trajeto enquanto pula.

A chave para o jogo é se continuar indo para cima conforme a tela vai subindo automaticamente, e as plataformas cobertas com grama vão sumindo atrás de você. Conforme você pula, você pode aproveitar para correr pela grama, comendo-a e acumulando pontos. Quando você come a grama, você normalmente encontra uma estranha mistura de itens bônus também, que aumentam a sua pontuação. Ocasionalmente um bode aparece na tela e se você mover sua cabra pra conseguir um beijinho você ganha ainda mais pontos. Melhor ainda, alguns segundos depois você também ganha um filhote, um cabrito jovem e colorido que segue por onde você for.

Conforme você joga o game, o número de filhotes que você tem aumenta, formando uma trilha colorida. Você pode usar esses cabritinhos para ajudar a tirar inimigos do caminho mais para frente no jogo e para te ajudar a pegar itens bônus.

É um jogo divertido, sem stress que relembra o passado quando platformers eram mais sobre correr por ai sendo bobo, do que sobre pulos contando os pixels e física.

Eu recomendo fortemente Goat Up para qualquer fã da Llamasoft e seus jogos, e também para aqueles procurando algo para matar o tempo.

Goat Up [Apple App Store]