Adaptar o Kinect para ser usado no Windows é mais do que jogar um SDK novo e um pouco de marketing. Os desenvolvedores precisam de hardware adaptado também, e a Microsoft está preparada para entregar isso com uma versão do Kinect para Windows, capaz de monitorar o usuário com precisão a até 50cm de distância do sensor.

Em um post no blog oficial do Kinect para Windows, o gerente geral Craig Eisler detalha esta nova versão do mágico hardware, que vem com um cabo USB mais curto e um adaptador para “melhorar a coexistência com outross periféricos USB”. Mas a parte mais legal é o Modo Próximo (Near Mode), uma configuração especial do dispositivo que permite a você sentar em frente à mesa e ser reconhecido pelo Kinect – você não precisa ficar a 1,2m do PC (distância mínima do Kinect para Xbox).

Mas pra que um Kinect no computador? Ora, essa é a visão da Microsoft para o futuro: interagir com computadores através de gestos. Se ele não faz sentido para sua casa, ele ainda tem seu motivo de ser em escolas e empresas. Imagine uma aula onde você manipula moléculas com as mãos, ou uma reunião de negócios onde a apresentação é comandada por seus gestos – o Kinect ficaria ali, olhando e fazendo tudo acontecer. [Kinect for Windows Blog]