Diversos aplicativos do Facebook, incluindo os jogos bastante populares da Zynga – FarmVille, Mafia Wars e FrontierVille – acessam e transmitem dados dos usuários, violando as configurações de segurança da rede social, de acordo com reportagem do Wall Street Journal.

A investigação do WSJ descobriu que apps como o FarmVille têm enviado informações de identificação para "diversas empresas de propaganda e de monitoramento da Internet" que poderiam dar a elas acesso aos nomes do jogadores – e aos nomes dos amigos deles no Facebook. Isto inclui usuários do Facebook que tenham colocado seus perfis na configuração mais rígida de segurança possível.

De acordo com o que o WSJ descobriu, os números de identificação dos usuários do Facebook foram transmitidos para outras empresas por vários dos principais apps, incluindo o FarmVille. Com este número, é possível obter o nome do usuário.

As desenvolvedoras de apps Rapleaf e LOLapps estavam entre as citadas na reportagem do WSJ, assim como a Zynga. Eles citam um porta-voz da Zynga, dizendo que a empresa tem uma "política rígida de não passar informações pessoais identificáveis para terceiros" e diz que vai trabalhar com o facebook para melhorar a privacidade. [Wall Street Journal]