O dia finalmente chegou. Nesta tarde, os astronautas Robert Behnken e Douglas Hurley devem partir em direção à Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês) à bordo da cápsula Crew Dragon, da SpaceX. E você vai poder acompanhar este evento histórico ao vivo.

Se tudo rolar como planejado, este será o primeiro lançamento de astronautas da NASA feito de solo americano desde que o programa de ônibus espacial foi interrompido em 2011. Chamada de Demo-2, a missão está planejada para rolar às 17h33 (horário de Brasília) no Kennedy Space Center, na Flórida.



Este é um grande dia para a NASA e, possivelmente, um dia maior ainda para a SpaceX, pois é a primeira companhia a realizar um voo espacial com humanos. Os astronautas Robert Behnken e Douglas Hurley vão para o espaço impulsionados pelo foguete Falcon 9, da empresa de Elon Musk. Os astronautas devem atracar na ISS, a Estação Espacial Internacional, nesta quinta-feira (28) por volta das 12h39 (horário de Brasília).

Se não quiser ver no YouTube da NASA, terá transmissão na Twitch.tv, no app da NASA para Android e iOS, Facebook, Twitter e até no Linkedin.

Haverá ainda algumas outras transmissões, como uma feita pela própria SpaceX, além de uma live feita com comentários do astrofísico Neil deGrasse Tyson.

Tudo está pronto, mas o clima pode ser um problema. Conforme reportado pela CNN, há 60% de chances de condições favoráveis para o lançamento pois é possível que haja tempestades na tarde desta quarta-feira na Flórida. Se o lançamento de hoje for cancelado, a NASA e a SpaceX tentarão novamente no próximo sábado (30) às 16h22 ou domingo (31) às 16h.

Tanto Behnken como Hurley já estiveram no espaço antes, depois de terem voado no ônibus espacial. Eles estão em quarentena desde 13 de maio, com medidas especiais tomadas devido à pandemia de COVID-19. Uma vez a bordo da ISS, os astronautas se juntarão ao astronauta da NASA Chris Cassidy e aos cosmonautas Anatoly Ivanishin e Ivan Vanger. Ainda não há data para o retorno da cápsula Crew Dragon.