_Espaço

Assista ao lançamento de um satélite espião militar super secreto dos EUA

O satélite espião NROL-42 foi lançado a bordo de um foguete Atlas V, a partir da Base da Força Aérea de Vandenberg, na manhã de domingo (24). E, embora não saibamos sobre as especificações técnicas ou sobre o que ele estará espionando, é seguro dizer que faz parte de um dos aparatos mais avançados de espionagem […]

O satélite espião NROL-42 foi lançado a bordo de um foguete Atlas V, a partir da Base da Força Aérea de Vandenberg, na manhã de domingo (24). E, embora não saibamos sobre as especificações técnicas ou sobre o que ele estará espionando, é seguro dizer que faz parte de um dos aparatos mais avançados de espionagem que o mundo já teve.

• Documentos apontam que NSA espionou cientistas para encontrar pesquisas genéticas “nefastas”
• WikiLeaks: documentos da CIA revelam espionagem por meio de Smart TVs

“Este lançamento é a culminação de vários meses de trabalho da United Launch Alliance, do Escritório Nacional de Reconhecimento e da 30th Space Wing”, disse o coronel Gregory Wood, vice-comandante da 30th Space Wing, em um comunicado. “Toda a equipe Vandenberg está dedicada ao sucesso da missão e orgulhosa de fazer parte da entrega dessas capacidades à nossa nação.”

Mais uma vez, não sabemos quais são essas capacidades, mas vamos acreditar nas palavras do coronel. O vídeo do lançamento de ontem está no YouTube. E, olha, é uma bela vista.

Como aponta o Space.com, essa é a 15ª vez que o Escritório Nacional de Reconhecimento usa o foguete Atlas V para levar carga ao espaço. A United Launch Alliance, uma joint venture comercial entre as empresas de defesa Lockheed Martin e Boeing, auxiliou a Força Aérea dos Estados Unidos no lançamento.

Do Space.com:

O Atlas V agora já voou 73 vezes desde sua estreia em 2002 e não fracassou em nenhuma missão. Cargas notáveis lançadas pelo foguete incluem o rover Curiosity, da NASA, de exploração de Marte, a espaçonave New Horizons e a sonda de coleta de amostras de asteroides OSIRIS-REx, assim como o avião espacial robótico X-37B, da Força Aérea dos EUA (as quatro primeiras missões do X-37B usaram foguetes Atlas V, embora a quinta, que aconteceu no início deste mês, tenha chegado à órbita a bordo de um impulsionador Falcon 9, da SpaceX).

“Esse lançamento é um excelente exemplo do trabalho em equipe por parte de várias organizações que trabalharam dia e noite para garantir a segurança da missão”, disse o tenente-coronel Kenneth Decker, comandante do 4º Esquadrão de Lançamento Espacial, em um comunicado. “Considerando a dedicação de homens e mulheres que trabalharam para garantir a prontidão do veículo de lançamento e da carga, estamos no caminho certo para um lançamento bem-sucedido.”

O Escritório Nacional de Reconhecimento não é um nome familiar como a CIA ou a NSA. Mas com um orçamento de aproximadamente US$ 10 bilhões por ano (mesmo o orçamento do órgão é confidencial), ele provavelmente consegue fazer muita coisa. Mais uma vez, teremos que acreditar na palavra das comunidades militar e de inteligência.

Talvez um dia vamos saber do que se tratava o lançamento do último final de semana, mas não vou ficar sentado esperando. Mesmo as cargas dos anos 1980 ainda são segredos bem guardados. Porém, podemos ao menos sonhar.

Sair da versão mobile