_Asus

Asus prepara chegada do Zenfone 2 e de notebooks com Windows 10 ao Brasil

A Asus apresentou parte da linha de dispositivos que lançará no mercado brasileiro no segundo semestre de 2015.

A Asus apresentou durante o fim de semana parte da linha de notebooks e smartphones que devem chegar às lojas brasileiras até o fim do ano. Há modelos tanto de entrada quanto alguns mais premium já com Windows 10, além do promissor smartphone Zenfone 2, que chega impulsionado pelo bom desempenho do Zenfone 5 no Brasil.

Os lançamentos estão marcados para o segundo semestre, e os produtos ainda não têm preço definido.

Zenfone 2

Apresentado durante a feira CES 2015, o Zenfone 2 é um smartphone bastante promissor. É o primeiro da categoria com 4 GB de RAM, e isso é grande coisa. Nós o testamos no começo do ano.

O Zenfone 2 tem tela Full-HD IPS de 5,5 polegadas e processador Intel Atom de 64 bits. Ele virá em duas versões – uma com 2 GB de RAM e outra com 4 GB. Além disso, a câmera traseira de 13 megapixels nos impressionou no primeiro teste: o ruído nas fotos não era excessivo, e o modo de fotografia para imagens com pouca luz parece fazer um bom trabalho.

A câmera frontal com 5 megapixels, por sua vez, tem uma lente com ângulo de visão de 85 graus. Marcel Campos, diretor de marketing e produto da Asus Brasil, acredita que isso pode matar o pau de selfie. De fato, a câmera frontal permite colocar muito mais gente nas selfies em grupo, mas acho que os paus de selfie continuarão entre nós.

À direita está o Zenfone 2: dá para colocar muito mais gente nas fotos capturadas com a câmera frontal.

A previsão de lançamento do Zenfone 2 por aqui é para “segundo semestre, antes de setembro”. O dispositivo será fabricado no Brasil, mas ainda não tem preço definido.

E pelo que executivos da Asus deram a entender durante a apresentação, é difícil que ele repita a estratégia do Zenfone 5 – que chegou a um preço surpreendentemente baixo. Só torço para que não seja tão caro como alguns outros dispositivos que chegaram por aqui nos últimos meses.

Zenfone 5: sucesso de vendas e nova cor a caminho

O Zenfone 5 foi lançado no fim do ano passado por aqui e surpreendeu bastante. Era um dispositivo com especificações técnicas muito boas a um preço bem baixo. O resultado: ele vendeu muito bem – Campos diz que foram mais de 500 mil unidades desde o lançamento.

E nos próximos meses um Zenfone 5 especial virá para cá. Ele terá a cor roxa e será bastante limitado: serão apenas 5 mil unidades, que chegarão às lojas em julho – quando esse lote se esgotar, não teremos mais Zenfones roxos à venda.

Notebooks, ultrafinos e 2-em-1

A Asus ainda é bastante conhecida pelos seus notebooks, e trará alguns lançamentos nos próximos meses. A empresa promete todos para o segundo semestre, sem dar uma data específica. Eles devem fazer parte da primeira leva de aparelhos com Windows 10 a chegarem ao mercado – e, se a AMD estiver certa, podemos esperá-los para o fim de julho.

Entre os ultrafinos, a Asus tem o novo Zenbook com acabamento em metal e apenas 1,65 cm de espessura – é mais fino do que o MacBook Air.

Com tela de 13,3 polegadas Full HD, ele rodará o processador Core M para ter autonomia maior de bateria. A Asus diz que preferiu perder um pouco em desempenho para reduzir o consumo de energia – daria para colocar um Core i5 ou i7.

O Transformer Book Chi T300, novo 2-em-1 da Asus, também está a caminho. Com corpo de alumínio, ele usa um display WQHD (2560×1440) e também virá com processador Intel Core M. Como um bom híbrido, você pode destacar a tela da base com teclado e touchpad, e usá-lo como tablet.

Básicos e intermediários

Entre os intermediários, temos o Asus K555LB com acabamento em metal. Com tela de 15,6 polegadas Full-HD, ele rodará com um processador Intel i7 5500U Broadwell e ainda terá um chip gráfico NVIDIA GeForce 940M para aguentar alguns jogos.

A Asus também trará para o Brasil o X555LB, com tela de 15,6 polegadas HD, e processador Intel Broadwell i5 5200U ou i7 5500U. Ele também terá chip gráfico GeForce 940M, mas seu acabamento será de plástico.

E a Asus prepara um modelo com tela de 17 polegadas para o mercado nacional, o X751L, com processador i5 ou i7 Broadwell, chip gráfico GeForce 920M e tela HD. De acordo com a empresa, a decisão por colocar uma tela HD e não uma Full-HD foi tomada por uma questão de preço – um display 1080p pode custar até 400 reais a mais.

A linha de entrada receberá dois modelos: um deles é o Asus Z550MA, com processador Intel Celeron N2940 quad-core e tela de 15,6″ com resolução 1366×768.

O outro é o Asus Z450LA, com tela de 14 polegadas e resolução 1366×768. Serão vendidas versões com processador Core i3-4005U da linha Broadwell (a quinta geração da Intel) e também Core i5-5200U (este ainda da geração anterior, Haswell).

A Asus também confirmou que a linha Republic of Gamers, voltada a quem busca laptops para jogos, passará a ser fabricada no Brasil. Por enquanto, poucos detalhes foram revelados; a empresa deve voltar ao assunto nos próximos meses.

O Gizmodo Brasil viajou para Búzios (RJ) a convite da Asus.

Sair da versão mobile