_Carros

Land Rover apresenta carro com airbag para pedestre no Salão do Automóvel de São Paulo

Land Rover Discovery Sport tem airbag que protege a cabeça e o tórax do pedestre de lesões mais sérias em caso de atropelamento.

Quando você pensa na segurança de um carro, a primeira coisa que deve vir à sua cabeça é a proteção dos ocupantes. Pois o Discovery Sport, SUV recém-apresentado da Land Rover que estará no Salão do Automóvel de São Paulo, vai um pouco além: ele tem um airbag para pedestres, que é disparado em caso de atropelamentos em baixa velocidade.

O sistema é semelhante ao do Volvo V40, lançado ano passado: um airbag que fica entre o capô e o para-brisa é disparado em 60 milissegundos caso os para-choques detectem uma colisão a uma velocidade entre 24 e 48 km/h. A proteção impede que a cabeça do pedestre atinja o vidro dianteiro ou os frisos, reduzindo os riscos de ferimentos mais sérios. No entanto, é impossível evitar que duas dúvidas fiquem pairando no ar: por que o foco da proteção são os choques a baixa velocidade? Isso não dá a impressão de que o intuito é mas proteger o carro do que o pedestre?

O Discovery Sport ainda vem com muita tecnologia embarcada, como os InControl Apps — aplicativos para você instalar no seu iPhone ou Android e usar na tela de oito polegadas do painel; basta conectar seu smartphone na porta USB —, sistema de controle por comandos de voz, sistema de frenagem autônomo de emergência e Heads-Up Display — que projeta a laser informações básicas no para-brisa. O SUV foi apresentado no Salão do Automóvel de Paris há algumas semanas e deve chegar no Brasil no ano que vem ao preço de R$179.900, segundo o G1.

Se você quer conhecer estas e outras novidades dos carros (e da tecnologia também!), o Salão do Automóvel de São Paulo acontece de 30 de outubro a 9 de novembro no Pavilhão de Exposições do Anhembi, na zona norte da capital paulista.

Sair da versão mobile