_Asus

O Asus ZenBook Pro Duo é o laptop de duas telas mais ambicioso já apresentado

Novo ZenBook Pro Duo, da Asus, é um laptop com uma tela auxiliar gigante, que pode ser bem útil para criadores; notebook será vendido ainda neste ano.

Laptop Asus ZenBook Pro Duo

Asus

Sir Francis Bacon escreveu certa vez que “não há beleza excelente que não tenha alguma estranheza na proporção”. Não tenho certeza se ele teria se sentido assim sobre o ZenBook Pro Duo, mas, entre seu teclado apertado, a localização desajeitada do touchpad e uma enorme segunda tela de 14 polegadas, não posso deixar de dizer que essa citação se aplica também ao mais recente laptop da Asus.

Este laptop é agressivamente equipado. Para criá-lo, a Asus basicamente tirou todos os melhores recursos de aparelhos anteriores, colocou-os em um chassis de 15 polegadas e, em seguida, completou com uma espécie de Touch Bar, da Apple, mas bem melhor.

Crédito: Asus

Isso porque, além de seu monitor principal de 15,6 polegadas e segunda tela de 14 polegadas — que a Asus está chamando-o de ScreenPad Plus — O ZenBook Pro Duo também vem com as opções de processadores Intel Core i9 ou i7 série H de 9ª geração, até 32 GB de RAM, 1 TB de armazenamento SSD e um GPU Nvidia RTX 2060, que torna este laptop uma potencial máquina dos sonhos para profissionais que precisam de mobilidade.

A lista de especificações de ponta não termina aí. A Asus incluiu suporte à Wi-Fi 6 para oferecer velocidades sem fio super-rápidas, e deu a essa tela principal um painel OLED de 15,6 polegadas (o que é uma característica rara em laptops), que também pode cobrir 100% da gama de cores DCI-P3.

A webcam do ZenBook Pro Duo suporta até mesmo o reconhecimento de rosto do Windows Hello para que você possa fazer o login sem ter que digitar sua senha. A Asus também colocou um touchpad bacana de duas funções que vimos em laptops anteriores, que permite transformar o touchpad em um teclado numérico com o toque de um botão.

Crédito: Asus

Mas quem queremos enganar, né? O ZenBook Pro Duo tem como destaque o ScreenPad Plus. Com um formato extra-largo com proporção 32:9 e uma resolução 4K (3.840 x 1.100), essa segunda tela de 14 polegadas pode ser quase como ter um segundo monitor incorporado. Semelhante ao Touch Bar, da Apple, a Asus está trabalhando com fabricantes de software, como a Corel, para fornecer atalhos dedicados e botões de função em apps específicos.

Mas o mais importante, porque o ScreenPad Plus está configurado como um segundo monitor no Windows 10, você pode arrastar qualquer aplicativo para a tela inferior, ou simplesmente usar essa tela extra como um lugar para esconder ícones de aplicativos, pastas e muito mais. O ScreenPad Plus vem ainda como suporte a caneta ativa, para que você possa usá-la para salvar um rascunho rápido ou adicionar notas ou comentários de um projeto em andamento.

Crédito: Asus

Para mim, a coisa mais legal do ZenBook Pro Duo é o que ele representa para o futuro. Isso porque após mostrar o ZenBook Pro 15 com a primeira geração do ScreenPad no ano passado, e agora um ZenBook Pro Duo e seu ScreenPad Plus, a Asus está sinalizando claramente que o seu laptop Project Precog, de tela dupla, é muito mais que apenas um conceito distante.

Dito isso, com certeza haverá alguns problemas de à medida que as empresas tentam descobrir como realmente maximizar o valor de laptops com tela dupla, mas entre isso e os protótipos de laptops da Lenovo com tela dobrável, poderíamos estar testemunhando o nascimento de uma nova categoria de laptop, mesmo que Frank Azor, da Dell, pense que ainda estamos longe dessa realidade.

Infelizmente, não há informações concretas sobre o lançamento do ZenBook Pro Duo. Até agora, a Asus não forneceu nenhum valor ou sugestão de preço para o notebook, e a única coisa que sabemos sobre a sua disponibilidade é que está programado para ser vendido no terceiro trimestre de 2019. É uma boa aposta presumir que ele estará disponível após o novo processador de 10ª geração da Intel, já que há um segundo ZenBook Pro Duo menor, que deverá vir com este novo processador. Ele terá uma tela principal de 14 polegadas e um ScreenPad Plus de 12,6 polegadas.

Sair da versão mobile