Há muitas formas de transformar seu smartphone em um microscópio improvisado. No entanto, elas sempre exigem comprar algo meio exótico: uma pequena lente esférica, ou até um microscópio barato.

Esta nova abordagem do Yoshinok, no Instructables, requer apenas US$ 10 em materiais, um laser pointer baratinho, e um pouco de trabalho. O resultado final não é a coisa mais portátil do mundo, só que é fácil tirar fotos com ele: coloque o objeto no suporte e você já pode fotografá-lo.

Você precisa desmontar o laser pointer para obter a lente que fica lá dentro. É ela que, presa à câmera do seu smartphone, permite usá-lo como um microscópio. Também é preciso ter uma fonte de luz: a peça vermelha da imagem acima é uma lanterninha.

O suporte serve para manter a mesma distância e ângulo entre o objeto e o smartphone. Por isso, é possível usar este microscópio até mesmo para aprender um pouco sobre ciência! É a ideia que Yoshinok teve em mente: ele diz ser “um grande defensor de tornar mais acessível a ciência em casa”.

Mas não só: alguém provavelmente vai usar isto para instagramar imagens ampliadas de objetos que estão na mesa, certo? [Instructables via PetaPixel]

microscopio lente laser pointer (3)
microscopio lente laser pointer (1)

microscopio lente laser pointer (2)