_Cultura

Depois de anos, LaserDisc com bastidores de Star Wars é reencontrado

“Através da Força, coisas você verá. O futuro, o passado, velhos amigos que há muito partiram.” Alguém acaba de encontrar um disco cheio de cenas nunca antes vistas dos bastidores de O Retorno de Jedi. Dois vídeos foram enviados para uma página do Facebook: um clipe silencioso de 59 segundos, com R2-D2 consertando a X-Wing […]

“Através da Força, coisas você verá. O futuro, o passado, velhos amigos que há muito partiram.” Alguém acaba de encontrar um disco cheio de cenas nunca antes vistas dos bastidores de O Retorno de Jedi.

Dois vídeos foram enviados para uma página do Facebook: um clipe silencioso de 59 segundos, com R2-D2 consertando a X-Wing de Luke Skywalker em Dagobah; e um minuto de Frank Oz recebendo as falas e fazendo o Yoda como só ele sabe (o que parece ser cansativo para as cordas vocais).

Há, aparentemente, meia hora de material inédito de onde estes vieram, que será publicado em partes. O EditDroid, sistema baseado em LaserDisc e desenvolvido pela Lucasfilm, é usado aqui mas já foi extinto. No entanto, ele foi um primeiro passo importante na evolução de ferramentas de edição digitais, como Avid e Final Cut Pro.

Por isso, este disco e estes vídeos são um artefato de proporções épicas. Confira todos os vídeos neste link.

Sair da versão mobile