Nem tudo em sua casa precisa ser inteligente, automatizado e motorizado, mas, vamos combinar, se sua lata de lixo pudesse dar uma ajudinha, seria bem bacana. O inventor da SmartCan quer garantir que você nunca mais se esquecerá do dia que o caminhão de lixo passa. Por isso, essas latas se arrastam automaticamente para o meio-fio para você. Essa é a inovação que o mundo precisa.

Inventada por Andrew Murray e atualmente em desenvolvimento na empresa que ele fundou, a Resi, a SmartCan é um daqueles raros robôs para casa que poderiam, como os aspiradores de pó automáticos, oferecer alguma funcionalidade genuinamente útil. Não é um uso questionável, como outros que já vimos, que oferecem entretenimento ou companheirismo.

Quem fica encarregad de levar as latas de lixo para o meio-fio toda semana verá imediatamente os benefícios de um dispositivo como esse. Usando um aplicativo, a SmartCan segue um cronograma pré-programado e se dirige automaticamente para um ponto de parada na calçada nos dias de coleta de lixo. Em seguida, retorna de forma autônoma para o lugar onde ela fica estacionada no resto do tempo.

As SmartCans precisam de duas estações de estacionamento para navegação. Isso pode ser problemático para quem vive em lugares onde não é possível ou onde é proibido deixar alguma coisa assim na calçada, ou ainda onde há o risco de que pedestres acabem quebrando o equipamento. Tomara que seu criador ache um outro jeito de guiar a navegação

A empresa não diz nada, mas dá para imaginar que as latas precisam ser carregadas regularmente. Se as estações carregarem as latas do mesmo jeito que acontece com os robôs aspiradores de pó, isso não será um grande problema

Mas existem outros obstáculos logísticos em potencial. Pode ser necessário deixar o portão aberto para que o robô consiga sair. Também pode acontecer de o lixeiro largar a SmartCan derrubada na calçada — e aí, ela consegue se virar para voltar?

Há ainda a questão do preço, que ainda não foi revelado. As lixeiras de plástico, que são propensas a rachaduras, quebram e acabam cheirando muito mal, são relativamente baratas de substituir. Se a SmartCan for muito cara, na casa de algumas centenas de dólares, você vai querer cuidar dela melhor que do seu carro, lavando sempre e deixando o caminho até a calçada sempre arrumado. Ou seja, ela pode acabar criando mais trabalho do que simplesmente levar o lixo até a rua manualmente.