_Tecnologia

Layar: primeiro navegador de realidade aumentada é seu HUD na vida real

O Layar combina GPS, câmera e bússola para identificar seus arredores e combinar na tela as informações coletadas, em tempo real. Está disponível agora para Android e logo para o iPhone, mas exclusivamente para o 3GS.

O motivo é que o Layar precisa de uma bússola para funcionar, como nos explica Maarten Lens-FitzGerald, da desenvolvedora SPRXmobile:

Nós vamos lançar o Layar para o iPhone 3G S por causa da bússola! Estamos mirando uma data de lançamento depois do verão [= a partir de setembro], mas dependemos da aprovação da Apple.

Tenho certeza de que eles não terão problemas. Não consigo imaginar ninguém dizendo não a este aplicativo tão legal — especialmente porque usa o novo magnetômetro (bússola digital) do iPhone 3G S. Maarten também nos explica que eles estão planejando tornar o Layar disponível para qualquer smartphone com GPS e uma bússola, o que significa o Palm Pre no futuro.

Mas isso não importa se você for usuário do Android: você pode baixar e usar o programa agora, apesar que aparentemente o programa foi lançado apenas para a Holanda. À medida que mais camadas de informação sejam lançadas mundialmente, o Layar será extremamente útil em muitas situações. A mais óbvia será se localizar em lugares desconhecidos, mas também será ótimo para guias turísticos, por exemplo.

Sair da versão mobile