Você já deve ter se acostumado com a ideia de usar um óculos ou um relógio conectado ao smartphone. Porém, a startup indiana Ducere Technologies Pvt quer levar essa história de computação vestível a um novo nível — e é um nível baixo, o do seus pés. A empresa irá começar a vender em setembro o Lechal, um tênis inteligente que se conecta ao seu celular usando Bluetooth.

O principal diferencial do Lechal é ajudar você a chegar ao seu destino. Coloque para onde você quer ir no app do Google Maps e os tênis vibram separadamente dizendo onde virar à esquerda ou à direita. Pelo vídeo de divulgação, dá para ver que ele também faz as vezes de monitor de atividades físicas.

Apesar de ter o público em geral como alvo, o tênis pode ajudar bastante um grupo específico: os deficientes visuais. Krispian Lawrence, CEO da Ducere, falou sobre isso ao blog India Real Time, do Wall Street Journal:

A Ducere desenvolveu inicialmente os calçados — com o nome Lechal, que em hindi quer dizer “me leve” — para ajudar cegos que dependem de bengalas. A bengala pode ajudar os deficientes visuais a detectar obstáculos, mas não consegue dizer para que lado ir ou quando virar. “É aí que nós entramos para preencher este vazio”, diz Lawrence.

(…)

Enquanto testava os calçados, a empresa percebeu o potencial do produto para as pessoas sem problemas de visão. Por exemplo, corredores, ciclistas e até mesmo turistas podem inserir seus destinos e não ter que parar para checar seus telefones enquanto andam, já que as vibrações nos sapatos dizem para onde virar.

Os tênis devem chegar ao mercado em setembro, por cerca de US$ 150. Quem não gostar do modelo pode comprar as palmilhas avulsas, com todas as funções. E você aí, achando que nunca mais iria colocar algo tecnológico nos pés depois daqueles tênis que piscavam ao pisar que você usava quando era criança (e adorava). [Engadget, Wall Street Journal]