O site de legendas mais popular do Brasil, o Legendas.tv, saiu do ar agora há pouco. A imagem usada faz referência ao Digital Millenium Copyright Act (Lei de Direitos Autorais do Milênio Digital), a já conhecida DMCA, lei americana que vem derrubando sites que quebram os direitos autorais. Porém, como site de legendas é hospedado em um servidor da Suécia, a suspeita de terem hackeado a primeira página do site é grande. Entenda. UPDATE: Era tudo uma pegadinha.

O site saiu do ar há poucas horas e ganhou o selo de bloqueio do governo americano. A primeira reação foi acreditar que o governo americano teria derrubado o site, já que ele fere a lei dos direitos autorais de diversos seriados norte-americanos. A ação, um dia depois da prisão do casal que cuidava do site Brazil Series, assustou muita gente.

Porém, um olhar mais aprofundado mostra que o site pode não ter sido alvo da justiça americana, e sim de alguém descontente com os rumos do canal, um cracker à toa ou até mesmo a própria equipe do site para chamar a atenção. Alguns dos indícios que nos levam a considerar a armação foram levantadas originalmente pelo Izzynobre, no Twitter. 

Os processos gerados pelo DMCA devem constar no site Chilling Effects. Não há registro de nenhum processo contra o Legendas.tv. Há outros sites brasileiros, alguns deles hospedados no blogspot, que tem servidores nos EUA. Em 2009, o Legendas.tv já havia passado por problemas, mas com a lei brasileira. Porém a mudança para um servidor sueco resolveu a situação. E aqui, ao que parece, a localização do servidor também impede qualquer ação americana.

Boatos rondam o Twitter. Alguns usuários repararam que o nome da imagem que o governo americano usa nos sites é sempre SiteSiezedNOTICE.JPG. No Legendas.tv, o arquivo foi nomeado apenas como seized.JPG. Há também relatos de que ainda é possível acessar as páginas internas do site, como links direcionados diretamente para uma legenda específica. A suspeita é de que algum usuário do site não teria gostado da falta de destaque para certos seriados e decidiu atacar o site.

Por enquanto, não há nenhuma posição oficial por parte dos administradores do Legendas.tv. Mais informações em breve.

UPDATE: Como muita gente desconfiava, não se tratava de ação do governo americano, como alguns sites se apressaram em cravar, e os indícios de que o Legendas.tv não estava na mira do FBI se confirmou. O pessoal só queria chamar a atenção mesmo. Mais especificamente, deixaram esta mensagem: