Há algo de irresistível em combinar Lego com um velho computador Macintosh. A última iteração dessa brincadeira é uma versão pequena e fofa do Macintosh Classic de 1990 que usa um Raspberry Pi e um display de e-ink para fazer um computador parcialmente funcional. O melhor de tudo: você pode ter um na sua mesa já que seu criador detalhou como o construiu.

• Faça o seu próprio par de tênis que se amarra sozinho utilizando peças de Lego
• Brasileiro cria ensaio fotográfico de heróis e vilões com peças de Lego

O programador Jannis Hermanns escreveu que se inspirou para construir essa pequena releitura enquanto ele e seu filho estavam brincando com Lego. Ele queria um modelos de um dos primeiros computadores que se lembrava de ter usado. A confluência de nostalgia provavelmente explica por que existem muitas pessoas fazendo projetos similares.

O produto final roda um sistema operacional minimalista chamado Docker, que pode mostrar imagens ou rodar programas simples como um relógio. Hermanns decidiu construir o Lego Mac como presente para um amigo e descobriu que poderia usar o resin.io para atualizar o dispositivo remotamente. Se você decidir seguir seus passos, imagine as infinitas possibilidades de zoar com o seu amigo sortudo que está sentado na frente do computador no escritório.

Você pode ver as instruções de como fazer o seu próprio Lego Mac aqui. Confira abaixo algumas fotos do projeto.

fp5dtlsd3e2rw3zn3dd9(Primeiro protótipo. Foto: Jannis Hermanns, CC)

wub0az8lobzavme7mkxx

(Vista de trás. Foto: Jannis Hermanns, CC)

lxi6tpn2lhk8sf32pvfa

(Lego Mac mostrando a bolsa de valores. Foto: Jannis Hermanns, CC)

[The Verge]