A Lego e a Nintendo agora são parceiras. E para o primeiro produto dessa união, a Lego poderia simplesmente ter lançado uma série de minifiguras colecionáveis dos aclamados personagens da desenvolvedora. Porém, eles decidiram introduzir uma nova forma de jogar com suas peças: é possível criar fases do videogame e jogar com uma action figure do Mario que é animada.

Os detalhes sobre preço e disponibilidade ainda são um mistério, mas isso pode estar relacionado com o surto de coronavírus que tem afetado a produção e a logística ao redor do mundo – principalmente quando se trata de eletrônicos.

O action figure do Super Mario de Lego parece ser muito maior do que os Minifiguras padrão. Foto: Lego

As peças parecem permitir que construtores criem suas próprias fases de Super Mario utilizando obstáculos e ameaças da popular série de videogame, incluindo os canos, plataformas móveis, blocos surpresa, poços de lava e até vilões como Goombas, Shy Guys e Koopalings.

Mas o Mario não está sozinho: parece que o conjunto irá incluir versões estáticas de seu companheiro de confiança Yoshi. Por algum motivo, o Luigi não apareceu – por enquanto.

O conjunto também permite uma experiência interativa centrada numa figura do Mario que, usando a mão de uma criança como referência, parece ser muito mais do que os bonecos que a Lego costuma incluir nesses produtos.

Isso provavelmente se deve ao fato de o boneco ter um alto-falante que reproduz os memoráveis efeitos sonoros dos jogos do Super Mario e uma pequena tela LCD que é utilizada para mudar a expressão facial do encanador e oferecer informações visuais sobre o progresso do personagem numa fase construído com Legos.


Pequenas telas LCD dão vida à action figure interativa do Mario com várias expressões faciais e uma tela no peito do encanador. Gif: Lego

De acordo com a Lego, o action figure interativao do Mario irá coletar moedas, que são rastreadas pela pequena tela em seu peito enquanto ele completa a fase. Ela também é usada para indicar como e por que Mario “se machucou” ao mostrar, por exemplo, uma breve animação de chamas quando o herói cai na lava. A telinha mostra ainda como um cronômetro, permitindo que os jogadores vejam quanto tempo resta para completar um nível que eles mesmo construíram.

A Lego ainda não revelou especificamente como o action figure do Mario interage com as outras peças, mas dá para presumir que farão isso por meio de uma tecnologia sem fio de baixo consumo de energia como RFID – com esse componente nas peças, dá para integrar todo o cenário.

Botão Bluetooth na action figure do Super MarioA inclusão de um botão Bluetooth no action figure do Mario significa a conectividade com apps? Captura de tela: Lego

A grande questão que temos sobre os novos conjuntos é se o action figure do Mario irá se conectar ou não com um aplicativo no smartphone, permitindo que os jogadores mantenham um registro de pontuações maiores ou utilizem as moedas coletadas para alguma coisa.

Na parte de trás do action figure do Mario parece haver um botão Bluetooth perto do botão liga/desliga, que é algo que a Lego utiliza para conectar conjuntos de trens a aplicativos no celular.

Tanto a Lego quanto a Nintendo abraçaram o iOS e Android, então um aplicativo conectado para essa nova experiência não é algo improvável. Mas nesse momento, precisaremos esperar para que as duas empresas compartilhem mais detalhes.