O veredito no caso Apple vs. Samsung talvez signifique que mais de um bilhão de dólares irá para os cofres da Apple direto do bolso da Samsung, mas para Tim Cook é mais uma vitória moral. Logo após o veredito, que em grande parte foi favorável à Apple, sair, Cook disparou um memorando parabenizando os funcionários da Apple pelo seu trabalho e celebrando a vitória da empresa.

Do 9to5Mac:



“Hoje foi um dia importante para a Apple e para a inovação em todos os lugares.

Muitos de vocês têm acompanhado de perto o processo contra a Samsung em San Jose nas últimas semanas. Optamos pela via judicial com muita relutância e apenas após pedir por diversas vezes que a Samsung parasse de copiar o nosso trabalho. Para nós, essa ação sempre foi sobre algo muito mais importante do que patentes ou dinheiro. É sobre valores. Nós valorizamos a originalidade e a inovação, e nos doamos para fazer os melhores produtos do planeta. E fazemos isso para satisfazer nossos consumidores, não para competir com cópias flagrantes.

Temos um débito de gratidão ao júri que emprestou seu tempo ouvindo a nossa história. Ficamos felizes por finalmente termos tido a oportunidade de contá-la. A montanha de evidências apresentada durante o processo demonstrou que as cópias da Samsung eram ainda mais profundas do que achávamos.

O júri agora falou. Nós o aplaudimos por julgar o comportamento da Samsung como intencional e por enviar uma mensagem em alto e bom som de que roubar não é o certo.

Estou muito orgulhoso do trabalho de cada um de vocês.

Hoje, os valores venceram e eu espero que o mundo inteiro ouça.

Tim.”

A Samsung, claro, adotou uma postura diferente, dizendo que o julgado “não deveria ser visto como uma vitória da Apple, mas como uma perda para os consumidores norte-americanos.” Ninguém disse, mas eles irão recorrer até quando for possível disso. Mas é compreensível; se você tivesse um júri dizendo que alguém lhe deve um bilhão de dólares, você provavelmente atropelaria algumas coisas e chamaria isso de uma vitória total também. [9to5Mac]