Atualmente os leitores de impressão digital, cada vez mais comuns em smartphones, são incorporados a algum dos botões do dispositivo. Mas uma nova tecnologia desenvolvida pela LG pode colocar o reconhecimento biométrico na tela do seu aparelho.

Desenvolvido pela LG Innotek, braço da sul-coreana responsável pelo desenvolvimento de novas tecnologias, o sensor biométrico tem apenas 0,03 milímetros de espessura e pode ser colocado dentro do vidro de proteção da tela do smartphone. Segundo a empresa, a precisão é a mesma dos leitores colocado em botões e com mais resistência a defeitos do que os mais usados hoje em dia.

A LG não é a única empresa interessada em leitores na tela: a Apple mesmo possui duas patentes (uma delas de 2012) de uma tecnologia semelhante. E uma empresa chamada Sonavation também tem um produto parecido – um leitor de digitais que vai por baixo do Gorilla Glass.

Mas ainda não sabemos quando os smartphones da sul-coreana passarão a ter esses leitores de digitais novos – a LG não divulgou os planos de implementação da tecnologia em seus produtos, mas um representante disse ao Korea Times que a ideia é começar a comercializar esses sensores em até um ano.

[LG Innotek via The Verge]