A Lenovo gosta de criar as próprias coisas. De vez em quando ela acerta em cheio, como no caso dos adoráveis laptops Yoga. Às vezes as coisas ficam estranhas, como aqueles tablets conversíveis com projetores idealizados por Ashton Kutcher. A gigante chinesa agora vai experimentar um pouco o mercado de vestíveis e, sem muito alarde, postou informações sobre a sua primeira pulseira inteligente – que, aparentemente, tenta mais seguir o que outras empresas estão fazendo do que reimaginar como pode ser esse gadget.

Chamada Lenovo Smartband SW-B100 (mas esperamos que receba um nome melhor quando for lançada), a pulseira funciona para monitorar atividades físicas mais ou menos como opções lançadas por Xiaomi, Fitbit e Razer. Eis uma descrição do wearable da Lenovo feita pela própria empresa:

A Lenovo Smartband… permite que você monitore seus exercícios, sono e batimentos cardíacos, customize notificações para melhorar a eficiência de trabalho e de vida e automaticamente acesse um computador sem precisar entrar com uma senha.

Lenovo Smartband

A pulseira inteligente faz tudo isso ao monitorar passos, distância, calorias, batimentos cardíacos e sono junto com alertas de SMS e chamadas telefônicas, alertas de compromissos e lembretes de exercícios. Ela também conta com um recurso bacana que desbloqueia automaticamente um PC quando você se aproxima dele, e assim você não precisa digitar nenhuma senha. É uma função parecida com a introduzida na Mi Band da Xiaomi. O design também não é muito diferente da Samsung Gear Fit, então parece que a Lenovo está integrando elementos e recursos encontrados em dispositivos de concorrentes.

A Lenovo não vai colocar o Android Wear, mas a Smartband terá suporte a Android 4.3 e iOS 7.1. Disponibilidade e preço ainda não foram divulgados – esperamos ouvir um pouco mais sobre isso em breve.

Era esperado que a Lenovo divulgasse um pouco da sua futura linha de vestíveis durante a IFA em setembro, mas isso não aconteceu. No começo de outubro, o Android Police encontrou a Smartband em documentos da FCC, órgão dos EUA parecido com a Anatel, então podemos acreditar que um anúncio formal e com mais informações está próximo.

Lenovo Smartband

A categoria de vestíveis está cada vez maior e com opções bastante parecidas, então não dá para ter uma boa ideia de como isso será no futuro. Por enquanto, a impressão que temos é que empresas estão lançando gadgets para marcar presença no mercado. A Lenovo aparentemente se esforçou para colocar a maior quantidade de funções possível no aparelho – vamos ver se o preço ajudará a Smartband a se destacar ou se ela será apenas mais uma no mundo.  [Windows Central]