A Lenovo talvez seja mais conhecida no Brasil por seus laptops, mas ela vende celulares Android no exterior; ela também é dona da Motorola. Um novo conceito de celular da empresa, apresentado essa semana durante a Lenovo Tech World Conference na China, chamou a atenção.

Captura de Tela 2015-05-28 às 09.40.54

Pensando na dificuldade que é digitar em uma tela pequenina de celular, a Lenovo apresentou o Smart Cast, um conceito que incorpora em celulares um projetor a laser que reconhece gestos, permitindo transformar a sua mesa de trabalho em um teclado, ou a parede do seu quarto em um televisor. Veja o vídeo da tecnologia abaixo:

Este não é o primeiro modelo de celular com projetor e teclados em projeção virtual não são necessariamente novidade — são, inclusive, encontrados com facilidade pela internet — mas nenhum se provou um sucesso de vendas e público. O Smart Cast, de acordo com a própria companhia, é o primeiro celular-projetor a laser com foco fixo. Com isso, a Lenovo talvez consiga mudar a situação deste mercado.

O Smart Cast pode projetar diversos aparelhos virtuais em qualquer superfície, seja ela uma mesa ou uma parede, como um teclado de escrita ou um teclado musical em tamanho real (ou até mesmo um piano). Ele também pode projetar filmes e jogos em paredes, transformando-as em enormes touchscreens  — o jogo Fruit Ninja foi demonstrado na apresentação.

Captura de Tela 2015-05-28 às 09.41.12

Ele inclui ainda um apoio interno, permitindo que o celular fique na posição vertical sem a necessidade de apoios externos, como livros ou uma base vendida separadamente.

A tecnologia do Smart Cast, infelizmente, ainda é um mero conceito — a Lenovo não divulgou detalhes sobre preço, data de lançamento ou quando é que esta tecnologia será incorporada em algum aparelho. Segundo a Wired, apenas slides com ilustrações e as possibilidades da tecnologia foram mostradas. Resta esperar e, caso algum dia ela chega ao público, conferir se ela é tão promissora quanto parece. [Wired, EngadgetPocketLint]