_Câmeras

Este cara construiu uma lente de câmera do zero

Na próxima vez em que você reclamar sobre gastar milhares de dólares em uma lente de câmera de alta precisão, pare e pense em todo o trabalho que foi colocado em seu design e sua criação. Como o fabricante de câmera Mats Wernersson mostra, se você fosse fazer uma lente por conta própria, você passaria […]

Na próxima vez em que você reclamar sobre gastar milhares de dólares em uma lente de câmera de alta precisão, pare e pense em todo o trabalho que foi colocado em seu design e sua criação. Como o fabricante de câmera Mats Wernersson mostra, se você fosse fazer uma lente por conta própria, você passaria dias se assegurando de que cada componente estivesse irretocável.

Neste fascinante vídeo de DIY, editado para apenas pouco mais de quatro minutos, Wernersson faz basicamente todas as peças desta lente de 90mm e f/2.8 ele próprio, moldando a estrutura para o componente óptico a partir de um único pedaço de alumínio e polindo um pedaço de vidro até chegar a um resultado que beira a perfeição. Essa parte fica por conta de uma máquina lenta e metódica, mas saber quando o vidro de uma lente está pronto exige um olho treinado.

A lente resultante parece algo que você encontraria em uma loja de câmeras, e as imagens que ela captura têm um efeito bokeh deliberado, torcido e fascinante nas bordas. A lente de Wernersson é relativamente simples comparada com o vidro embalado eletronicamente que maioria das câmeras usa hoje em dia, mas a satisfação — inevitavelmente decorada, é claro, com frustração e impaciência — que você teria em um projeto como esse de longe valeria mais que qualquer alegria que você viesse a ter ao tirar um equipamento novinho de dentro da caixa.

[YouTube via PetaPixel]

Sair da versão mobile