Você se lembra das lentes de contato inteligentes do Google? Bem, agora a suíça Novartis vai transformá-las em realidade. A empresa farmacêutica vai licenciar a tecnologia do Google para criar lentes de contato especiais para pacientes diabéticos.

As novas lentes analisam o fluido lacrimal no olho e fornecem, em tempo real, a medição constante dos níveis de glicose do indivíduo. Esses dados serão transmitidos sem fio para o smartphone, permitindo ao usuário acompanhar facilmente a sua glicemia.

Mas a Novartis parece ter planos para além desse simples monitoramento: ela planeja usar as lentes para tratar pessoas com presbiopia, que não conseguem ler sem óculos, e até está considerando a possibilidade de implantar a lente diretamente no olho.

A tecnologia ainda está no seu início, então pode ter certeza que vai demorar um pouco até ela ser aprovada pelos órgãos competentes – mas é um grande avanço. Este é um projeto do Google X que está definitivamente se tornando uma realidade comercial – outros projetos, como o Google Glass e o carro autônomo, ainda não tiveram um lançamento mais amplo. [Novartis via Verge]