_Tecnologia

Lentes de contato com telas vão transformar todos nós em Exterminadores do Futuro

Os dias de telas tradicionais podem estar acabando, se esta pesquisa da Universidade de Washington (EUA) se realizar. A universidade está testando lentes de contato que projetam informações nos olhos de quem as usa, e os testes iniciais de segurança parecem promissores. Nós sonhamos com uma visão HUD desde que este conceito chegou às massas […]

Os dias de telas tradicionais podem estar acabando, se esta pesquisa da Universidade de Washington (EUA) se realizar. A universidade está testando lentes de contato que projetam informações nos olhos de quem as usa, e os testes iniciais de segurança parecem promissores.

Nós sonhamos com uma visão HUD desde que este conceito chegou às massas através da ficção científica, em filmes como Exterminador do Futuro. Mas agora avançamos e estamos realmente mais próximos de tornar a visão de Exterminador uma realidade. Pesquisadores testaram uma versão primitiva de tela em lente de contato com apenas um LED – um só pixel – mas estão investindo mais na tecnologia depois que estudos, testando a lente em coelhos (imagem acima), confirmaram que as lentes de contato não causam efeitos adversos ao usuário.

O grande problema, assim como em todas as tecnologias ultrafinas, é a fonte de energia. A implementação atual usa uma bateria sem fio, mas ela não pode ficar a mais de alguns centímetros de distância. E, normalmente, seu olho não consegue focar em algo que esteja na superfície do globo ocular, mas felizmente este problema foi resolvido com a colaboração de cientistas da Universidade de Aalto, na Finlândia. A equipe conseguiu usar o material da lente para modificar a distância focal do olho, em parte como uma lente de contato normal faz, permitindo o foco na tela da lente.

Confirmando que o uso é seguro, espero que o projeto avance rápido: a realidade aumentada promete muito, mas é um pouco fraca só no celular. Eu quero minha visão de Exterminador! O próximo passo no plano dos cientistas é fazer a lente exibir um texto predeterminado. Eu sugiro “Hello World”. [BBC via Gizmodo UK; valeu Fabricio e Djeison!]

Sair da versão mobile