Parece que, quando se trata de smartphones high-end, a LG faz lançamentos no Brasil com uma geração de atraso. Recebemos o 4X HD quando já havia o Optimus G. E este só chegou ao Brasil depois que foi lançado o Optimus G Pro, seu irmão mais potente. Agora ele também chegou ao Brasil – porém com certo atraso.

O Optimus G Pro aparece em pré-venda em lojas do varejo online, como Ponto Frio e Magazine Luiza, custando R$ 2.099. Ele será lançado em 26 de agosto.



É estranho que o aparelho tenha aparecido na surdina. A LG promoveu evento ontem para lançar a linha Optimus L II no Brasil, mas não mencionou nada sobre o G Pro, homologado na Anatel desde junho. Bem, parece hora de recebermos o aparelho: a empresa já anunciou um modelo melhor, o LG G2.

Mas não há como negar: o Optimus G Pro é um baita smartphone. Na verdade, é um phablet: sua tela IPS com resolução Full-HD possui 5,5 polegadas. Ela deixa apenas uma borda bem fina nas laterais, aproveitando melhor o espaço frontal. Em nosso hands-on, notamos que a densidade de pixels é incrível, mas a tela possui um brilho abaixo do ideal.

Por dentro, há um processador quad-core Snapdragon 600, chip gráfico Adreno 320, 2 GB de RAM e 16 GB de espaço interno (expansível via microSD). Ele roda Android 4.1 e, mesmo com a skin da LG, não fica mais lento. E claro que há alguns truques de software, como a multitarefa QSlide 2.0: ela permite abrir até três apps em janelas pop-up.

O aparelho possui uma câmera traseira de 13 megapixels com flash, mas em nosso hands-on, ela não pareceu exatamente rápida. Ela também tem seus truques, no entanto, como a função “Dual Recording” para usar as duas câmeras ao mesmo tempo; e rastreamento de foco na câmera, para fotos mais nítidas de objetos em movimento.

Também há uma câmera frontal de 2,1MP e bateria de 3.140mAh. São 9,4 mm de espessura e 172 g. No site das lojas, o Optimus G Pro é listado com suporte a 4G brasileiro.

Entramos em contato com a assessoria da LG Brasil para confirmar o lançamento. Em comunicado ao Gizmodo Brasil, a empresa diz:

O LG Optimus G Pro será apresentado à imprensa no início de setembro. Eles farão encontros individuais para apresentar o produto.

[Atualizado em 16/08; valeu, Erivaldo!]