_Câmeras

Sonhando alto, LG registra patente de um celular com 16 câmeras

Telefones com duas ou mais câmeras traseiras já são bastante populares, mas isso pode ficar ultrapassado em breve. Em uma patente recentemente registrada, a LG está sonhando com algo muito mais ambicioso. Embora a empresa coreana já tenha um telefone com cinco câmeras, o V40, ela pode estar planejando mais que triplicar esse número e […]

Telefones com duas ou mais câmeras traseiras já são bastante populares, mas isso pode ficar ultrapassado em breve. Em uma patente recentemente registrada, a LG está sonhando com algo muito mais ambicioso. Embora a empresa coreana já tenha um telefone com cinco câmeras, o V40, ela pode estar planejando mais que triplicar esse número e fazer um celular com 16 câmeras. Isso mesmo, dezesseis.

• Como diferentes lentes de câmera podem fazer você parecer mais gordo
• Novo smartphone da Huawei com três câmeras pode iniciar uma nova corrida tecnológica

É inevitável pensar nesse aparelho e não lembrar da câmera L16, da startup californiana Light. De modo semelhante ao descrito na patente da LG, as múltiplas lentes da L16 tinham várias distâncias focais, o que permite fazer coisas como ajustar a profundidade de campo de uma foto durante o pós-processamento, criar tomadas compostas de múltiplas exposições e capturar imagens com diferentes níveis de zoom sem que haja a necessidade de lentes adicionais.

Infelizmente, no caso da L16 da Light, o software especializado necessário para editar suas fotos e o preço de US$ 2.000 acabaram com o interesse de profissionais, que acharam o dispositivo muito limitado, e de pessoas comuns, que não queriam andar por aí com um segundo dispositivo difícil de usar e que não oferece uma melhoria significativa em qualidade de imagem.


O dispositivo de 16 câmeras da LG pode ser usado para capturar diferentes ângulos de um assunto sem precisar reposicionar suas câmeras. Imagem: LG (USPTO)

No entanto, a capacidade da Light de colocar tantas câmeras em um dispositivo um pouco maior do que um smartphone comum e conseguir fazer ele funcionar foi algo que abriu um caminho. Desde então, as empresas de celulares continuam adicionando mais câmeras na parte de trás de seus aparelhos.

Quanto à patente da LG, sua matriz de 16 lentes permitiria que um dispositivo capturasse uma foto a partir de múltiplas perspectivas, a fim de coletar profundidade adicional e informações 3D. Um smartphone de 16 câmeras poderia usar os dados de vários conjuntos para preencher lacunas que poderiam se perder em uma foto de uma única câmera.

Imagem: LG (USPTO)

A patente da LG também sugere que um dispositivo com este tipo de arranjo de câmera poderia ser usado para criar imagens HDR super detalhadas, ou mesmo para ajudar a cortar e colar assuntos de uma parte da foto em outra, algo como um recurso turbinado de faceswap.

E, para quem quer tirar selfies com muitas câmeras, a patente da LG também descreve a opção de adicionar um espelho e um alto-falante na parte de trás do dispositivo, aumentando, assim, as possibilidades de uso.

Por enquanto, porém, muito disso é puramente hipotético, já que seria um enorme salto das três câmeras traseiras do LG V40 para um telefone com 16. Mas, com o suposto celular da Nokia de cinco câmeras a caminho, os telefones com 16 lentes podem estar mais próximos do que imaginamos.

[via Let’s Go Digital]

Sair da versão mobile