Já faz um tempo que ouvimos promessas de dispositivos com tela curvada. No mês passado, tanto LG quanto Samsung apresentaram TVs OLED curvas na IFA 2013, e a Samsung confirmou os planos de lançar ainda neste mês de outubro um smartphone com tela curvada. Agora chegou a vez da LG falar mais sobre seus planos para telas flexíveis em smartphones.

A coreana anunciou hoje a produção em massa de um painel de 6 polegadas que, segundo a LG, é a primeira tela OLED flexível para smartphones – ela é “dobrável e inquebrável” – e pode ser usada em dispositivos com design curvado. Ela é feita de substratos de plástico em vez de vidro, o que resolve a questão da flexibilidade e mantém a tela bem fina (0.44 milímetros). E a LG ainda diz que é a tela mais leve do mundo, com meros 7,2 gramas.

Qual deve ser o smartphone curvado da LG? Rumores dizem que a empresa prepara o G Flex para novembro – seria um smartphone com tela curvada de 6 polegadas, exatamente como o display OLED que entrou em produção em massa agora. No entanto, o press release divulgado pela empresa fala em “tomar a dianteira no mercado de telas flexíveis ao anunciar novos produtos com desempenho melhorado e designs diferenciados no ano que vem”. Então o aparelho pode ficar para 2014.

De qualquer forma, o que devemos ver por parte da LG e da Samsung são apenas provas de conceito. Possivelmente smartphones bem caros apenas “testando” a recepção do público para essas telas – o design deles devem mostrar as possibilidades de curvar uma tela, e não necessariamente deem ao usuário a possibilidade de dobrá-la.

Preparar as telas flexíveis em massa já é um grande avanço, mas precisamos ir com bastante calma. Por enquanto, “flexível” significa apenas “curvado”, e não “dobrável”. Vale lembrar que, por mais que as telas sejam flexíveis, os componentes internos dos aparelhos não foram feitos para isso. [LG via Engadget]