2013 foi o ano dos smartphones com tela Full-HD. Então o que esperar em 2014? Smartphones com tela além do Full-HD, é claro.

A LG anunciou uma tela insana de 5,5 polegadas, e seus pixels devem ser feitos com uma mistura de pequenos diamantes e sangue de unicórnio. É que a tela LCD AH-IPS tem resolução 2560 x 1440 (Quad HD) e possui 538 pixels por polegada.

Isso faz com que ela tenha a mais alta resolução e densidade de pixels para um dispositivo móvel. Para efeito de comparação, o Samsung Galaxy S4 tem 441 ppi, enquanto o HTC One tem 468 ppi.

A marcha para resoluções maiores que Full-HD em dispositivos móveis começou há anos. Primeiro vieram os tablets (iPad Retina, Nexus 10), depois os laptops (MacBook Pro, Chromebook Pixel); os smartphones eram o próximo candidato natural.

No entanto, a resolução não é tudo: a tela tem apenas 1,21 mm de espessura, e sua moldura tem 1,2 mm. Isso é incrivelmente mais fino e mais estreito do que a tela Full-HD de 5,2 polegadas que a LG apresentou no mês passado – e ela já era a mais fina do mundo!

Além disso, ela chega a brilho de até 430 nits, comparável a telas Full-HD atuais. Só espero que, nos gadgets futuros, a tela supernítida venha acompanhada por uma bateria igualmente capaz. [LG]