[Lifehacker] Libere o poder do Android com estes apps para automatizar seu smartphone

Se alguma vez você pensou “Eu queria que o meu Android fizesse [X] sempre que acontecesse [Y]” – por exemplo, que mandasse uma mensagem para sua esposa/marido sempre que você saísse do trabalho; colocasse o seu celular no silencioso sempre que você estivesse no cinema; ou ativasse os sons quando você acordasse pela manhã – o […]

Se alguma vez você pensou “Eu queria que o meu Android fizesse [X] sempre que acontecesse [Y]” – por exemplo, que mandasse uma mensagem para sua esposa/marido sempre que você saísse do trabalho; colocasse o seu celular no silencioso sempre que você estivesse no cinema; ou ativasse os sons quando você acordasse pela manhã – o Tasker torna isso possível.

Nós já falamos antes sobre o Tasker, mas neste post nós iremos mostrar ferramentas (e apps) para deixar seu smartphone mais poderoso de uma forma ainda mais fácil. Mesmo se você ainda for iniciante no Tasker, ou já estiver experiente com automação, os apps neste post irão deixar seu aparelho mais inteligente, mais fácil de usar, e vai até mesmo economizar bateria. Você não precisa saber os prós e contras do Tasker para instalar esses aplicativos, mas se você souber e quiser ajustá-lo por si próprio, nós daremos as ferramentas para isso. Vamos lá.

O que é o Tasker?

O Tasker é uma ferramenta de automação para o Android. O Tasker monitora certas condições (desde orientação do aparelho até sua localização), e quando essas condições ocorrem, ele pode fazer qualquer coisa desde abrir aplicativos, alterar configurações do sistema, enviar mensagens SMS, e até mesmo falar alertas em voz alta, se você quiser. Praticamente tudo no seu Android pode ser automatizado com o Tasker, e quando você combina as ferramentas de automação do Tasker com as condições que você determinar – como “Chegar ao trabalho” ou “fora do alcance da minha rede Wi-Fi”, baseado na sua localização do GPS – dá para imaginar quanto potencial essa ferramenta tem.

Tasker App Factory é um add-on para o Tasker que permite pegar os workflows que você criou e exportá-los como apps autônomos de Android (arquivos APK) que você pode enviar para amigos para que eles possam usá-lo, compartilhar na Web, ou até mesmo postar no Google Play como um app independente. Na verdade, a combinação do Tasker com o App Factory torna muito mais fácil criar certos tipo de app para Android – em vez de desenvolvê-los do zero. Com o App Factory, qualquer um pode instalar a sua ação como se ela fosse um app de Android qualquer e usá-la.

O que eu posso fazer com o Tasker?

[youtube BEhnOJl5mTo 640 360]

Nós acabamos de dar algumas pistas de como o Tasker é poderoso, mas o céu é o limite quando se trata do seu potencial de verdade. A maioria dos usuários usa o Tasker para automatizar coisas que eles fazem com frequência e que não querem mais fazer – como ligar o Wi-Fi ao chegar em casa e desativá-lo ao sair dela. Mesmo que você seja novo no Tasker, você pode aproveitar algums perfis legais. Nós indicamos alguns anteriormente, mas desta vez daremos o aplicativo para fazer o trabalho e também o código, se você quiser meter a mão na massa.

Antes de começar

Antes de continuar, você precisa saber que é preciso instalar apps de fontes que não são o Google Play. A primeira coisa que você precisa fazer é permitir que seu aparelho Android instale apps de lugares que não sejam o Google Play.

1. Na tela inicial do Android, aperte o botão Menu.

2. Escolha “Configurações” e depois “Aplicativos”

3. Verifique se a opção “Fontes desconhecidas” está marcada.

Além disso, eu vou guiar você na instalação dos apps de uma das duas maneiras abaixo:

A maneira fácil: Isso envolve apenas baixar o APK para cada um dos apps e instalar no seu aparelho. Você precisará baixar o APK diretamente no seu aparelho, ou usar um serviço como o Dropbox para enviá-lo ao aparelho. Uma vez que o APK estiver no seu celular, apenas abra-o para instalar.

A maneira difícil: baixe o arquivo XML no seu aparelho e importe-o para o Tasker. Você pode tanto fazer o download do XML diretamente no seu aparelho ou usar o Dropbox como intermediário, e uma vez que você tiver o XML no seu aparelho, você pode importá-lo para o Tasker de uma das seguintes formas:

– Primeiro método: Abra o Tasker, toque e segure a aba Project no topo da janela. Selecione “import”, e indique onde o arquivo XML está armazenado no seu aparelho.

– Segundo método: Tente abrir o arquivo XML e quando aparecer uma mensagem pedindo um aplicativo para ler o arquivo XML, selecione o Tasker no menu.

Meus apps favoritos do Tasker, em um pacotão para facilitar a instalação

Se você gostar do que cada um desses apps faz, você pode instalá-los e esquecer deles. Não se preocupe caso pareça que eles não fazem nada no começo: eles estão rodando no background e irão responder quando você precisar deles.

Escurecer automaticamente sua tela à noite

O que ele faz: Faz com que sua tela escureça completamente durante o período da noite quando você está normalmente dormindo, para que o seu dispositivo não acenda com mensagens recebidas e drene a bateria. Por padrão, o app escurece a tela à meia-noite e volta para o padrão normal de iluminação às 6 da manhã.

Como instalar: Você pode fazer pelo método fácil. Baixe e instale este APK.

Se você quiser personalizar este processo, importe este arquivo XML para o tasker (ou seja, usando o método difícil), ou veja abaixo as instruções passo-a-passo para configurar do zero.

1. Abra o Tasker e selecione a aba “Profiles”. Depois toque no sinal de mais (+) na parte de baixo da tela para começar um novo perfil.

 2. Dê um nome ao seu perfil. Eu chamei o meu de “Escurecer”.

3. O app vai solicitar que você insira o primeiro “Context” ou tipo de critério no qual o profile estará ativo. Selecione “Time.”

4. A seguir, você precisará especificar os horários em que o perfil estará ativo. Coloque em “from” o horário que você costuma ir dormir, e o “to” o horário que você costuma acordar. Marque o checkbox.

5. Depois disso, você precisará inserir uma tarefa que será executada durante aquele intervalo de tempo. Toque em New Task, e atribua um nome. Eu chamei a minha de “tela escura”. Uma coisa bacana de criar tarefas dessa maneira é que elas ficam salvas para outros perfis que você pode querer criar depois – então se quisermos criar outra ação que escureça a tela, nós podemos reutilizar nosso trabalho.

6. Uma vez que você tiver nomeado sua tarefa, você chega à tela de “Select Action Category”. Toque em “Display” e em seguida em “Display Brigthness” para conseguir controlar o brilho.

7. Arraste o slider de luminosidade até o zero (ou um pouco mais se você tiver receio de tirar completamente o brilho da tela, mas você sempre pode restaurar o brilho caso precise. Deixe todas as outras configurações no padrão e marque a caixinha.

8. Você deve voltar automaticamente para a tela de perfis, onde tudo começou. Habilite o seu perfil tocando no botão “On” no canto inferior direito da tela. Você pode receber um alerta de que se você estiver com as definições de brilho no automático, este perfil pode não funcionar muito bem.

Abrir automaticamente a lista de apps de música instalados quando os headphones forem conectados

O que ele faz: Nós já falamos sobre isso antes, mas o Tasker mudou bastante desde então. Instale este app e da próxima vez que você conectar os seus headphones, verá um menu com todos os players de música pré-instalados. Assim, você não precisa plugar e ficar procurando pelo seu app de música favorito. O app abaixo permite que você escolha entre o Google Play Music, Double Twist e Pandora.

Como instalar: Você pode fazer isso pelo método fácil. Baixe e instale este APK.

Se você tem algum outro app de música instalado e quer que ele apareça no menu, pegue este arquivo XML e importe para o Tasker (usando o método difícil) – rapidinho você consegue mudar os aplicativos no menu. Se você quiser configurar do zero, veja abaixo as instruções passo-a-passo.

1. Abra o Tasker e selecione a aba “Profiles”. Toque no sinal de adição (+) na parte de baixo da tela para começar um novo perfil.

 2. Dê um nome ao seu perfil. Eu chamei o meu de “Fone plugado”.

 3. O app vai solicitar que você insira o primeiro “Context” ou tipo de critério no qual o profile estará ativo. Selecione “State”, e depois “Hardware” na tela de “State Category”.

4. Toque em “Fone plugado”. O app vai perguntar se você quer que a ação aconteça sempre que algum fone de ouvido estiver plugado (o padrão), ou apenas headsets com ou sem um microfone. Eu deixei marcada a opção “any” (qualquer headset).

5. Em seguida, o Tasker vai perguntar qual “Task” deve executar quando o headset estiver conectado. Toque em “New Task” e atribua um nome. Eu chamei o meu de “Menu de Música”.

6. Em seguida você verá o Task Edit/Menu de Música. Toque no sinal de adição para abrir a tela de Action Category.

7. Selecione “Alert”, e “Menu” na janela que irá aparecer. Você pode deixar essa configuração em branco ou dar um título ao menu, se preferir. Eu deixei em branco, mas a coisa importante aqui é a configuração “Timeout”. Por padrão, é de 30 segundos, depois disso ele desaparece. Se você quiser que o menu permaneça por mais tempo, aumente o timeout.

8. Desça com a barra de rolagem até a parte de “Items”, que deve estar na mesma tela. Você deve ver um checkbox, uma caixa de texto vazia e um botão de “Actions” em cinza. Toque neste botão.

9. Na tela de Action Category, toque em “App”, depois selecione “Load App”.

10. Selecione um dos apps de música que você curte – por exemplo, o Google Play Music. Toque no checkbox, e você retorna para a tela de Menu. O seu app deverá aparecer na lista agora.

11. Toque no sinal de adição na tela de Menu para incluir outro app. Repita os três passos anteriores para cada app de música que você queira adicionar no seu menu pop-up. Você pode adicionar quantos quiser. Quando tiver terminado, toque no checkmark no Task Edit/Music Menu.

Ative o GPS automaticamente quando abrir a navegação do Google Maps

O que ele faz: Se você já abriu o Navigation, selecionou o destino e tocou em “navigate”, só para ver aquela mensagem de “Esperando sinal GPS” por alguns minutos antes de finalmente funcionar e começar a mostrar a sua rota, você sofreu de um problema bem comum relacionado ao GPS no Android. Infelizmente, o app Navigation é rápido demais para o GPS de muitos dispositivos, e não consegue ativar completamente e conectar antes de você já estar esperando indicações de rota. Nós já falamos sobre outras maneiras de resolver este problema, mas este app vai cuidar de tudo.

Como instalar: Você pode instalar usando o método fácil. Faça o download e instale este APK.

Quer fuçar nas configurações avançadas? Dois workflows do Tasker cuidam deste app, você pode importar o arquivo XML para o Tasker (ou seja, instalar usando o método difícil) para customizá-lo. Se você preferir ajustar tudo do zero, veja abaixo as instruções passo a passo.

1. Abra o Tasker e selecione a aba “Tasks”. toque no sinal de adição (+) na parte de baixo da tela para começar uma nova task.

 2. Dê um nome à sua task. Eu chamei a minha de “Navigation”.

3. Você verá a tela de “Task Edit/Navigation”. Toque no sinal de adição e selecione “Task”.

4. Selecione “If”, e na caixa de texto que aparecer, digite %GPS ~ off, e toque o checkmark.

5. Voltando à tela de “Task Edit/Navigation”, toque no sinal de adição novamente e depois em “Misc”. Selecione “GPS”.

6. No menu seguinte, mude o “Set” para “On”. Toque no checkmark para voltar para a tela de edição da task.

7. Toque no sinal de adição novamente, e então selecione “Task” (só Task, não Tasker!). Selecione “Waint”, e mova o slider de “ms” para “50”. Toque no checkmark. Isso diz ao Tasker para esperar 50 ms enquanto o comando de startup do GPS processa antes de fazer qualquer outra coisa.

8. Toque novamente no sinal de adição, e selecione “Task”. Toque no “End If”, e depois no checkmark.

9. Finalmente, Toque no sinal de adição pela última vez, e selecione “App”. Depois escolha “Load App”, e espere pela sua lista de aplicativos instalados carregar. Quando isso acontecer escolha “Navigation”. Deixe todo o resto como estava configurado por padrão e Toque no checkmark.

Ok, chegamos a metade da batalha! O que nós fizemos até agora foi dizer ao seu dispositivo para abrir o GPS antes de carregar o Navigation, então enquanto o Navigation está carregando e você está digitando o seu destino, o GPS deve estar se preparando, recebendo sua posição, e conectando-se à rede. Isso deveria ser tudo o que você precisaria fazer, mas nós também temos que garantir que o GPS será devidamente desligado depois de você fechar a navegação também, então nós precisamos de um profile para isso:

1. Abra o Tasker e selecione a aba “Profiles”. Toque no sinal de adição (+) na parte de baixo da tela para começar um novo profile.

 2. Dê um nome ao seu profile. Eu chamei o meu de “Sair Nav”.

3. O app irá solicitar para que você insira o primeiro “Context” ou tipo de critério no qual o profile estará ativo. Selecione “Application”, e depois “Navigation”. Toque no checkmark.

4. Em seguida, você precisará escolher uma task. Toque em “New Task”, e atribua um nome. Eu dei o nome de “Sem espera”

5. Toque no sinal de adição para abrir a tela Action Category, e selecione “Task”.

6. Toque em “Wait” e deslize o slider de MS para 1, e toque no checkbox. Você vai voltar para a tela de Task Edit; toque no checkbox aqui também.

7. Você deve voltar para a tela de perfis do Tasker. Segure por alguns segundos a task de “Sem espera”. Um menu pop-up deve aparecer. Ali, toque em “Add Exit Task”.

8. Toque em “New Task” e atribua um nome a ela. Eu chamei a minha de “GPS desligado”

9. Toque no sinal de adição na tela de Edit Task e selecione “Misc”.

10. Toque em “GPS”, e assegure-se de que a opção “Set” está marcada como “Off”. Verifique duas veze,s só para garantir, e então toque no checkbox.

E é isso: com esse perfil, sempre que o Tasker notar que nós saímos do app de Navegação, ele espera 1ms e desliga o GPS para economizar bateria – e para evitar que o Navigation espere muito tempo para fazer isso. Isso é uma versão atualizada do ajuste para o GPS da Wiki do Tasker, só que com passos mais atualizados, já que aquela versão foi escrita para uma versão bem mais antiga do Tasker.

A única coisa que você precisa fazer agora é criar um atalho para a tela inicial para a nossa task “Navigation”. Você precisará usar este atalho ao invés de um atalho direto para o app Navigation a partir de agora – afinal de contas, nosso Tasker liga o GPS antes para evitar o problema de ficar esperando pelo GPS, certo? Você provavelmente já conhece este processo, mas só pra garantir, eis aqui como fazer:

1. Vá para sua tela inicial  e toque no botão de menu e toque em “Adicionar”. (Ou segure por alguns segundos em qualquer lugar da tela inicial”.

2. Selecione “Atalhos” no menu que aparecer.

3. Procure na lista uma opção chamada “Task Cut” e toque nela. Você verá uma lista de tasks do Tasker. Selecione “Navigation”.

4. Você verá o contorno da task. Toque no botão de selecionar imagem (à direita do sinal de adição). Você pode escolher um ícone de aplicativo, algumas opções pré-definidas ou um ícone do Tasker. Já que estamos substituindo o atalho do Navigation por esse, porque não usar o ícone do próprio app? Toque em “Application Icon”, e vá até o Navigation. Selecione-o para retornar à tela de Atalhos.

5. Toque no checkmark, e o Tasker irá aparecer na tela inicial, com o ícone que você selecionou.

Você só vai precisar do atalho se não estiver usando o app. Se estiver usando o app, uma task foi configurada para funcionar quando você iniciar o app Navigation.

As melhores tasks enviadas pelos leitores

Nós podemos sugerir vários usos para o Tasker, mas os que realmente se destacam são os enviados pelos leitores. Quando o Lifehacker falou sobre a atualização do Tasker e App Factory, ele perguntou o que os leitores haviam automatizado com o Tasker, e os leitores enviaram alguns usos muito bacanas. Eis aqui os mais legais, segundo o Lifehacker.

Use o Tasker como uma ferramenta sempre online para encontrar um celular perdido

O que ele faz: O leitor Helixthe2nd usa o Tasker para monitorar mensagens SMS recebidas por um código de emergência enviado por alguém que precisa contatá-lo com urgência, mesmo que ele tenha desligado os sons do aparelho.

Eu faço com que ele monitore mensagens de texto que tem um código que significa uma emergência; Se alguém precisa urgentemente falar comigo e meu aparelho estiver no silencioso, ela pode mandar a mensagem de texto e forçar meu aparelho a emitir sons até que eu o veja. Eu não me importo se estou no trabalho ou no cinema, se a minha pessoa amada precisa falar comigo devido à alguma emergência, eu quero garantir que ela conseguirá entrar em contato comigo.

Isso é especialmente útil para quem deixa o celular no silencioso enquanto dorme, mas não quer perder uma mensagem ou ligação importante no meio da noite, ou para quem está em uma reunião e o celular configurado no padrão de toque silencioso, mas não quer perder uma mensagem urgente ou importante.

Como instalar: Você pode instalar esse usando o método fácil. Apenas faça o download e execute o APK.

Se você preferir ajustar o workflow no Tasker (usando o método difícil), pode pegar o arquivo XML aqui e importar usando os passos acima.

Use o Tasker para ativar um “modo noturno”, que desabilita a sincronização e ajusta o volume de notificações/chamadas/mídia

O que ele faz: O leitor Justin Novack enviou um e-mail para o Lifehacker, e lembrou a terrível ideia de unificar o volume de todas as notificações – ou seja, e-mail/SMS/alertas tem o mesmo volume das chamadas, que tem o mesmo volume de qualquer mídia. Para conseguir dormir a noite sem se preocupar se irá perder alguma ligação importante, ele chegou a essa solução que desabilita a sincronização e faz com que o aparelho não toque à noite para e-mails, SMS ou outra notificação que ele receber no meio da noite, mas o volume das chamadas continua ativo, então se alguém ligar, ele irá ouvir.

Como instalar: Este workflow exige um pouco de trabalho – você terá que instalar usando o método difícil importando este arquivo XML para o Tasker primeiro.

Use o Tasker para enviar um SMS quando você estiver voltando do trabalho para casa para avisar que você está chegando.

O que ele faz: Este aqui também é do Justin, que o descreve assim:

O script abaixo é o que mais se destaca, e virou tópico de discussão entre todos os meus amigos. Se eu estiver em um determinado local, durante um determinado período do dia, um SMS será enviado para a minha namorada para avisar que eu estou indo para casa. Como trabalho com TI, eu nunca sei quando vou sair do trabalho. Ao invés de ter que cozinhar e reaquecer a comida, ELA sugeriu que eu enviasse uma mensagem de texto quando saísse do trabalho, mas achei que isso era mais fácil. :)

Como instalar: Este é um pouco mais complicado, e vai realmente precisar que você personalize antes de rodar. Você pode importar este arquivo XML no Tasker e mudar as variáveis ali, ou você pode baixar o XML no seu computador e abrir em um editor de texto, para que ele funcione no seu aparelho.

Antes de tudo, você tem que definir a variável %Home, mudar o número de telefone (no script está “800-867-5309!”) para o número que você quer enviar um SMS, e você terá que definir a localização GPS que você quer que acione o envio do SMS. Isso é um pouco avançado, mas você deve conseguir fazer funcionar depois de alguns testes.

Alguns outros também têm tutoriais na web que valem a pena dar uma olhada:

– O leitor Tony Bullard compartilhou conosco o seu sistema de notificações customizado há um tempo, mas vale a pena dar outra olhada se você estiver pronto para deixar de lado seu app de lista de tarefas chato em troca de lembretes automáticos e recorrentes de verdade.

– misterlee35 encontrou um ótimo guia sobre como fazer o Tasker criar um contador minimalista de SMS/chamadas e e-mail para que você possa ver o que perdeu enquanto não olhava para o celular.

– Dan Purnell encontrou duas coisas legais. A primeira é um atalho para o “modo cinema”, que simplesmente coloca o aparelho no modo de apenas vibração com um toque, e outro que começa a gravar o áudio através do microfone do celular sem nenhuma indicação na tela de que está sendo feita uma gravação, para todas as reuniões secretas que você quiser gravar. Na verdade, o tópico inteiro está repleto de links úteis.

– Ben Blincoe encontrou um desenvolvedor que publicou várias de suas tasks de Tasker no Google Play em forma de apps, incluindo:

. AutoRemote—Controle o seu aparelho Android enviando mensagens SMS para ele. Perfeito para quando seu amigo estiver dirigindo, você estiver seguindo uma rota e quiser enviar para ele o endereço do lugar para o qual você indo, para que ele possa seguir a rota também.

. AutoShortcut— Use o Tasker para alternar os atalhos e itens do Android dentro de aplicativos, como uma playlist, documentos específicos ou notas, e por aí vai.

Aplicativos mais avançados do Tasker

Estes aplicativos do Tasker são ótimos para começar. Porém, assim que você estiver familiarizado com o Tasker, pode querer testar alguns projetos mais desafiadores. Por exemplo, o leitor Bob Igo usa o Tasker em conjunto com o seu sistema de automação da casa para fazer coisas que vão desde abrir a porta da garagem quando ele chega em casa, até anunciar que ele está saindo da casa. Você pode ver alguns dos profiles do Tasker que ele desenvolveu e o uso para cada um deles nesta página do Github.

Além disso, dê uma olhada na seção “Advanced” na Wiki do Tasker para algumas ideias sobre aplicativos para o Tasker que irão precisar de mais habilidade com o aplicativo. Por exemplo, ao invés de simplesmente fazer um profile no Tasker que adiciona um ícone no seu telefone para acionar um “Modo Cinema”, como mencionamos acima, porque não fazer um que diz para o Tasker silenciar automaticamente o seu celular quando você estiver na localização GPS do seu cinema favorito? Ou ao invés de fazer um profile no Tasker para isso, fazer com que quando você chegar ao trabalho ele automaticamente conecte na wi-fi do seu escritório, mude o papel de parede do seu aparelho e deixe o celular sem sons, apenas com vibração, e assim que você estiver fora do alcance da wi-fi do trabalho, ele reative os sons do aparelho, mude o wallpaper e desligue a Wi-Fi até que você chegue em casa (onde ele pode conectar à rede doméstica?)

As possibilidades são infinitas, e são limitadas apenas pela quantidade de tempo que você quer gastar automatizando o seu dispositivo.

Vá em frente e não tenha medo de customizar!

A curva de aprendizado para o Tasker e o App Factory pode ser um tanto íngreme, mas é importante ser paciente, continuar testando coisas, e vendo o que funciona. Conforme você monta profiles e tasks que funcionam para você, teste e veja se tudo funciona. Verifique se a sintaxe está correta, e você conseguirá o que quer rapidinho. Além disso, não hesite em usar recursos como a Wiki do Tasker e o Guia de usuário do Tasker, se você tiver problemas. Se quiser exportar seus perfis como apps, o App Factory facilita isso, e o Guia de Criação de Apps torna mais fácil ainda.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas