Tecnologia

Licenciamento de memes vira negócio de startup; entenda como funciona

Startup investe em trabalho com direitos autorais de memes para garantir remuneração dos criadores e o acesso por portais e marcas
Imagem: Reprodução

Em uma entrevista no ano passado, a atriz Fernanda Torres disse que considera os memes uma “arte superior”. De fato, eles estão amplamente presentes na comunicação virtual, principalmente no Brasil — e tem impacto até mesmo no clima.

Pensando nessa relevância, os irmãos Alexandre e Felipe Salvatore criaram a Myhood, startup especializada no licenciamento de vídeos virais e UGC (conteúdos gerados por usuários).

O objetivo do negócio é equilibrar a distribuição de conteúdo digital, garantindo a devida remuneração aos criadores e o acesso rápido de conteúdos por portais de notícias e broadcasters. A ideia surgiu em 2020, quando um vídeo dos irmãos viralizou após ser compartilhado por uma torcida organizada. No entanto, com os créditos removidos, impediu o retorno financeiro.

“Percebemos que muitas páginas e portais lucravam com conteúdos de terceiros sem pagar nada para os criadores ou sequer pedir autorização para utilizá-los. Vimos aí uma oportunidade de mudar isso”, contou Alexandre.

Como funciona o licenciamento de memes

A startup localiza vídeos virais e negociam os direitos autorais com os criadores para um processo seguro de compra e uso. Para isso, os empresários desenvolveram uma tecnologia de mapeamento e identificação de vídeos com potencial viral antecipadamente. Além disso, o uso de ferramentas avançadas também garante que apenas os licenciados tenham direito de uso nas plataformas.

A partir daí, especialistas analisam a qualidade e verificam a autoria do vídeo, bem como local e data de gravação. Após assinar contrato com os criadores, a MyHood fica com metade do valor da monetização, enquanto portais de notícia e marcas pagam assinatura para utilizar os vídeos.

Consolidando-se no setor, a empresa aumentou seu faturamento oito vezes entre janeiro de 2024 e de 2025. Hoje, sua plataforma conta com um acervo de mais de 10 mil vídeos e clientes como Ambev, Skol e Guaraná Antártica.

Ao redor do mundo, outras startups também apostam nos memes para alavancar seus negócios. Em 2023, a Copernic Space, em parceria com a Axiom Space3, repercutiu ao anunciar que levaria um meme para a Lua a bordo do foguete SpaceX Falcon 9.

Relembre alguns dos memes mais famosos da história da internet nesta matéria do Giz Brasil.

Isabela Oliveira

Isabela Oliveira

Jornalista formada pela Unesp. Com passagem pelo site de turismo Mundo Viajar, já escreveu sobre cultura, celebridades, meio ambiente e de tudo um pouco. É entusiasta de moda, música e temas relacionados à mulher.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas